segunda-feira, 14 de setembro de 2020

O Pregão de Adolfo


O Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) vai lançar a 27 de Setembro (domingo) a obra "Teatro" de Adolfo Bugalho.
A iniciativa surge na sequência de um projeto acalentado desde há anos pelo GACV e pelo Notícias de Castelo de Vide e que agora conhece condições para ser concretizado, enquadrando-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, este ano dedicadas ao património e à educação.
Recorde-se que desde 2010 tem sido esta associação local a tomar a seu cargo a iniciativa de assinalar estas Jornadas Europeias do Património.
O programa inicia-se logo na manhã de 25 de setembro (sexta-feira) com a visita do "Pregoeiro" ao mercado. No domingo 27 haverá novamente "pregoeiros" a espalharem, a partir das 16:00 horas, as suas "notícias" e "pregões" pela vila de Castelo de Vide


Leitura encenada do exercício teatral "Toada"
Ainda no domingo 27, pelas 17:00 horas e no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, decorrerá o lançamento do livro "Teatro" de Adolfo Bugalho, seguido de uma leitura encenada do exercício teatral "Toada", ainda nunca levado à cena, e em que participam elementos do Grupo Espalharte (Sociedade 1.º de Dezembro), do Teatro do Convento (Portalegre) e da Cooperativa Descalças (Castelo de Vide).
O número de lugares é limitado, de acordo com as normas da DGS, e as reservas de bilhetes podem ser feitas na Papelaria Santa Filomena (a partir de dia 16) ou no Cine-Teatro (no próprio dia)


Textos de Mário Rainho e Diogo Salema Cordeiro
"Teatro" de Adolfo Bugalho reúne as peças "O Pregão", "A Sombra de um Brilho", "Eu e o meu chapéu" e "Toada" num volume de 144 páginas e é uma edição em parceria do GACV com as Edições Colibri.
Este livro recolhe pela primeira vez num único volume as quatro peças de teatro que o médico e artista escreveu. Textos propositadamente pensados para serem representados pelo Grupo Cénico da Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro. Aliás o Dr. Adolfo animou e dirigiu este grupo durante algumas décadas do século passado.
A edição é valorizada e acompanhada por um "testemunho" introdutório da autoria de Mário Rainho e por uma nota biográfica de Diogo Salema Cordeiro, sendo a capa assinada por Augusto Rainho e paginação a cargo de Vera Lopes. A organização e a revisão do volume estiveram a cargo de Joaquim Canário, António Manuel Pacheco Busca e Alexandre Cordeiro.


"Chegar às gerações mais novas através da Educação e do Teatro"
"Reunir num único livro as peças de teatro escritas pelo médico Adolfo Bugalho (1907 –1986) (...) foi sempre um compromisso do GACV. É uma alegria cumpri-lo agora", refere Maria do Carmo Fernandes Alexandre, atual presidente da direção do Grupo de Amigos.
Para esta dirigente, "proporcionar esta partilha e poder chegar às gerações mais novas através da Educação e do Teatro é para nós motivador, certos de que contribuir para a cultura e para a formação de novos públicos é a mais digna das missões".


NCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário