segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Anadia promove reconversão das margens Rio da Serra

O Município de Anadia está a proceder à reconversão das margens (esquerda e direita) do Rio da Serra, junto ao Parque Urbano da Cidade que se encontra em construção, numa extensão aproximada de 400 metros lineares. Um investimento que ronda os 125 mil euros e com um prazo de execução de 90 dias.

A intervenção prevê trabalhos de caráter corretivo que consistem num conjunto de alterações efetuadas sobre o troço de curso de água para melhorar as suas condições de escoamento, como seja a sua regularização, retificação, entre outros.
De salientar que o estado atual do rio apresenta diversos rombos marginais, uma vez que existe uma elevada erosão, caracterizada pela remoção da base das margens, devido à elevada concentração de ações de escoamento, pois, o rio apresenta uma dinâmica de variação do seu traçado e um permanente processo de erosão/sedimentação.
A solução encontrada para a reconversão das margens pretende assim diminuir os fenómenos de erosão verificados, neste troço do Rio da Serra, e irá igualmente diminuir as pressões sobre as margens que, consequentemente aumentam o risco de erosão.
Relativamente ao leito do rio não está prevista qualquer intervenção, mantendo-se a situação existente.
Esta intervenção pretende valorizar a envolvente natural da cidade de Anadia como elemento de interesse e mais-valia ao desenvolvimento do município, criando áreas envolventes, assumidas como zonas de proteção e essenciais à preservação dos ecossistemas que, em harmonia, apresentam valores cénicos dignos de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário