sábado, 12 de setembro de 2020

AVEIRO| SETOR DO TURISMO INOVA COM UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA 5G


Aveiro 5G Challenges

Uma nova forma de conhecer cidades e partilhar a visita em tempo real com família e amigos, permitir que os turistas, no local, recebam mensagem sobre destinos e locais turísticos, são duas ideias em desenvolvimento para o setor do turismo, no âmbito do Aveiro 5G Challenges, que desafiou empreendedores a apresentarem soluções tecnológicas baseadas no 5G.
Live Electric Tours e Smart Tour são as duas startups que, recorrendo à tecnologia 5G, prometem dinamizar o sector do turismo. Finalistas da 1ª edição do Aveiro 5G Challenges, as duas startups portuguesas encontram-se agora na fase de mentoria, dinamizada pela Beta-i, ao mesmo tempo que recebem apoio técnico disponibilizado pelos stakeholders da iniciativa.

Live Electric Tours
A Live Electric Tours vem proporcionar aos turistas uma nova forma de conhecer a Cidade de Aveiro. Através de visitas programadas por GPS, os turistas vão poder conhecer a cidade ao volante de um carro 100% elétrico, equipado com WiFi gratuito, guia áudio GPS e uma câmara fotográfica e vídeo que vai permitir partilhar toda a experiência, em tempo real, com a família e amigos, através das redes sociais, utilizando a rede 5G como meio de transmissão de elevada velocidade.

Smart Tour
A Smart Tour promete o desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes, fazendo com que os diferentes locais comuniquem com o turista, em tempo real, através do uso da tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy).
Através da utilização do Beacon, um dispositivo de alta tecnologia, será possível enviar conteúdo informativo, via Bluetooth, aos turistas ajudando numa melhor gestão do seu tempo redirecionando-o, sempre que necessário. O envio de informação será feito em diferentes idiomas e com recurso a acessibilidades para deficientes visuais, recorrendo à velocidade da rede 5G para melhorar a experiência.

Após a fase de desenvolvimento e formação aguarda-se o momento da apresentação pública, a dinamizar em outubro, em que as 10 start-ups que apresentarão as suas soluções nesta que é a 1ª edição do Aveiro 5G Challenges.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

GRAVAÇÕES DE “BEM ME QUER”
REGRESSAM SEGUNDA-FEIRA A AVEIRO
A Cidade de Aveiro volta a receber as gravações da telenovela “ Bem Me Quer”, na próxima semana, de segunda a sexta-feira, (14 a 18 de setembro).
A nova novela da TVI e da Plural conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e regressa à Cidade dos Canais, para mais cinco dias de trabalho, depois de ter estado em Aveiro de 10 a 14 de agosto.

Condicionamentos de Trânsito
Para a realização e produção telenovela será necessário proceder a alguns condicionamentos de trânsito temporários, ao longo de toda a semana, em vários pontos da Cidade, dos quais destacamos o corte de trânsito na Rua do Cais do Alboi, na tarde de segunda-feira, dia 14 de setembro Rua do Cais do Alboi.

RESIDENTES DA ZONA A1 PODEM ESTACIONAR NA ZONA B6 DURANTE A OBRA DA AVENIDA
No âmbito das obras de qualificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e tendo em conta aos constrangimentos no estacionamento para os moradores desta zona da Cidade (Zona A1), a Câmara Municipal de Aveiro decidiu autorizar os residentes da Zona A1 a estacionar também na Zona B6.
Esta medida da CMA irá manter-se enquanto decorrer a empreitada na Avenida, procurando por esta via minimizar o impacto da qualificação na vida e no dia-a-dia dos Cidadãos.
Ruas da Zona B6 onde os moradores da Zona A1 podem estacionar:
  • Rua 1º Visconde da Granja;
  • Rua de São Roque (pares após 30 e impares após 61);
  • Rua do Carril;
  • Rua Dom José I;
  • Rua Dr. Luís Regala;
  • Rua Eng. Adriano Lucas;
  • Travessa da Rua do Carril;
  • Travessa do 1º Visconde da Granja.

 CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO
 Rua do Carmo e Passagem de nível da Rua do Viso 
No sábado, dia 12 de setembro, estará vedada ao trânsito a Rua do Carmo, entre as 08h00 e às 12h00, para intervenção na fachada principal do edifício da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (ver mapa).
Posteriormente e devido à necessidade de realizar operações de manutenção na Passagem de Nível da Rua do Viso, em Esgueira, serão implantados desvios de trânsito, entre as 21h00 do dia 14 de setembro, segunda-feira e as 12h00 do dia 15 de setembro, terça-feira. Assim, o desvio acontecerá via Rua D. Sancho I, Rua da República, Rua 31 de Janeiro, e Rua da Prata (ver mapa).
A Câmara Municipal de Aveiro agradece a colaboração e compreensão pelos incómodos causados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário