domingo, 20 de setembro de 2020

Confraria dos Enófilos anuncia “Os Melhores da Bairrada”


O Museu do Vinho Bairrada foi palco na passada segunda-feira da cerimónia de entrega de prémios do Concurso “Melhores Vinhos da Bairrada”, colheita de 2019, este ano com limitação de presenças, em virtude do estado de contingência, motivo que levou os responsáveis a limitarem as presenças aos produtores premiados e representantes das entidades convidadas, entre elas o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo. Organizado pela Confraria dos Enófilos da Bairrada desde 1980, esta foi a quadragésima edição de um concurso sui generis que leva à competição vinhos brancos, rosados e tintos da colheita do ano anterior à sua realização.

Em ano de pandemia, a própria organização temia pela realização deste concurso, receando que as condições sanitárias e o temor e algum desalento vivido pelos produtores os afastassem desta competição que conta com quatro décadas de existência. No entanto, e conforme foi referido pela própria Presidente da Confraria, Célia Alves, “os produtores mostraram que a resiliência é mais forte que a desistência e, de forma massiva, quiseram mostrar que o sector vitivinícola da Bairrada está vivo e não será uma pandemia que o abaterá”.

O voto de confiança dos produtores foi traduzido no número de vinhos em prova, contando o concurso com 30 vinhos brancos, 7 rosados e 37 vinhos tintos.

Os premiados do concurso foram, nos vinhos brancos, as Caves São Domingos, que conquistaram o primeiro lugar, cabendo à Cave Central da Bairrada e à PositiveWine, respetivamente, o segundo e terceiro lugar. Nos rosados, o topo do pódio coube ao vinho das Caves São João, secundado pela Adega de Cantanhede e, no terceiro lugar, a Quinta da Mata Fidalga. Já nos vinhos tintos, foi à Casa do Canto que coube a conquista o primeiro lugar, numa categoria em que também foram premiados, no segundo e terceiro lugar, respetivamente, o produtor João Paulo Machado e, uma vez mais, a Adega de Cantanhede.

Num ano em que as colheitas foram algo tardias, o Presidente do Júri do Concurso, Francisco Antunes, enalteceu a qualidade geral das condições sanitárias da uva e um estado de maturação muito apropriada à produção de vinhos brancos, rosados e tintos de qualidade superior.

Numa cerimónia em que estiveram presentes representantes de várias instituições públicas, coube à Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Belém Cardoso, o enaltecimento do sector vitivinícola como peça importante para a economia da Bairrada e, em particular, para o concelho de Anadia.

A convite da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Confraria, marcou presença o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, o qual, para além de entregar um dos prémios e salientar a importância do sector do vinho e a forma como se cruza com muitos outros sectores complementares, anunciou que, no âmbito da Agenda Inovação 20-30, a recuperação da Estação Vitivinícola da Bairrada está incluída no plano de investimento gizado pelo Ministério da Agricultura, cabendo ali criar um Projeto de excelência para o espumante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário