quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Proença-a-Nova | Unidade Móvel de Saúde atende mais de 200 veraneantes nas praias fluviais e zonas de lazer


A Unidade Móvel de Saúde viajou, durante os meses de julho, agosto e início de setembro, pelas praias fluviais, piscinas e zonas de lazer do concelho de Proença-a-Nova pelo 4º ano consecutivo com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a adoção de um estilo de vida saudável, através da realização de diversos rastreios gratuitos e, este ano, foram entregues também folhetos com informação sobre a COVID-19. Durante este período foram atendidas 219 pessoas, das quais 27 foram atendidas pela primeira vez, num total de 27 saídas, representando uma descida face ao registado no ano passado tendo em conta as restrições de lotação máxima nestes locais. Deste total, 58 pessoas eram de fora do concelho, das quais 9 beneficiaram deste serviço pela primeira vez. De destacar ainda que o técnico de diagnóstico e terapêutica encaminhou um utente para as urgências e oito para o médico de família. Nesta época balnear, a novidade foi a inclusão da piscina municipal no roteiro da UMS, que esteve aberta ao público nos meses de julho e agosto. 

Excesso de peso, excesso de gordura corporal e níveis de colesterol elevados foram os principais problemas detetados, mas, de uma maneira geral, “os resultados deste verão são mais animadores que no ano passado. Na minha opinião, como técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS há vários anos, noto que as pessoas estão mais sensíveis às questões de saúde e aos cuidados a ter com a alimentação, o que significa que o nosso trabalho está a ter resultados positivos na vida das pessoas, que é esse o principal objetivo da UMS”, revela Carlos Dias. 

As mulheres continuam a ser aquelas que mais procuram este serviço, representando 57% do total dos atendimentos. A partir de setembro a Unidade Móvel de Saúde regressa ao roteiro habitual pelas aldeias do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário