quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Raul de Orofino lança workshop “Saber Escutar”

Após ouvir vários gestores e empreendedores, Raul de Orofino lança agora “Saber Escutar”, um workshop online, com a duração de dois dias, dirigido a organizações empresariais e grupos que pretendam melhorar a sua comunicação.

Em 28 anos ao serviço do mundo corporativo, através dos seus Espetáculos-Palestra e Workshops de Inteligência Emocional, Raul de Orofino percebeu claramente como muitas pessoas não sabem escutar e como isso afeta negativamente a sua forma de trabalhar e produzir.

Como Raul diz, “crescemos numa sociedade onde se fala muito e se escuta pouco. Na escola não tivemos aulas para praticar o ato de escutar as pessoas, percebendo a diferença entre cada uma delas. Muitos crescem sem saber fazê-lo, e muitos chegam a fingir que escutam.”

O objetivo do workshop é que as pessoas comecem a aprender a escutar e, como consequência, comecem igualmente a falar de maneira diferente, fazendo com que a comunicação, tanto na vida pessoal como profissional, seja mais assertiva e clara. Isso afetará positivamente a forma de liderar, de trabalhar em equipa ou de vender um produto ou serviço, fazendo com que a produtividade da organização saia reforçada.


O workshop tem a duração de 2 dias, com sessões de uma hora e meia cada dia, onde Raul de Orofino aplica alguns exercícios práticos e mostra como quebrar os maus hábitos que impedem o ato de escutar.

Entre os tópicos a abordar, destacam-se:

·     Aprender a escutar a si mesmo e voltar a ter prazer em escutar as outras pessoas;
·     Praticar a atenção consciente das informações e dos estímulos que chegam a si;
·     Desligar o “piloto automático” na forma de escutar as pessoas no momento presente;
·     Entender o que significa receber os clientes internos e externos;
·     Entender na prática o que realmente significa colocar-se no lugar do outro e aplicar a “empatia emocional”;
·     Saborear os sons das palavras: as que escuta e as que fala;
·     Reaprender a falar, ao mesmo tempo que começa a escutar;
·     Perceber como os outros escutam aquilo que diz, e perceber o que dizem quando estão calados.
Ator, autor, escritor, palestrante e professor de Inteligência Emocional, Raul de Orofino continua a apresentar o seu “Teatro-Palestra Online” e a lecionar “Master Classes Online de Inteligência Emocional” dirigidos a empresas e grupos nos vários países de língua portuguesa.
No seu currículo conta já com mais de 5 mil apresentações. Em 1990, criou no Brasil o projeto inovador “Teatro ao Domicílio” e, em 1993, foi também precursor do projeto “Teatro em Aviões”, o que mereceu uma menção na revista norte-americana Time Magazine pelo facto de ser o primeiro homem no planeta a fazer teatro a bordo de um voo comercial. A partir daí, começou a apresentar os seus espetáculos nas empresas. Sendo autor, no final do espetáculo conversava com os colaboradores das empresas sobre as histórias a que tinham assistido. Estas conversas tornaram-se uma palestra e, desta forma, Raul de Orofino tornou-se num ator-palestrante. A partir de 1999, começa a apresentar-se na Europa, primeiro em Portugal e mais tarde em Espanha e Itália, onde apresenta os seus espetáculos nas respetivas línguas nativas. Depois veio África, designadamente Angola e Cabo Verde.

No início deste ano, criou o “Teatro-Palestra Online”, onde apresenta, em plataformas eletrónicas, comédias-palestra para motivar as pessoas durante e após o período de confinamento motivado pela pandemia de Covid-19.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Ver vídeo de apresentação do workshop aqui

Raul de Orofino fala sobre o Workshop SABER ESCUTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário