sexta-feira, 9 de outubro de 2020

AVEIRO TECH WEEK: AVEIRO TECH WEEK DEDICA A SEMANA À TECNOLOGIA E A CULTURA

 

De 12 18 de outubro, a cidade de Aveiro volta a receber a Aveiro Tech Week. Nesta edição, o foco recai em três grandes eventos – TECHDAYS AveiroCRIATECH e PRISMA / Art Light Tech – que acontecem um pouco por toda a cidade, devido ao contexto de pandemia, fazendo do centro de Aveiro o palco das novidades tecnológicas. As principais iniciativas desta semana tecnológica vão ser também transmitidas em direto, através do site: https://techweek.aveirotechcity.pt/. Esta é uma semana que tem o selo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da marca Aveiro Tech City.

 

Sessão de abertura (13 de outubro)

A sessão de abertura inicia com a apresentação do Estudo de Caso Eva Drones – com uma demonstração de entrega de análises clínicas – seguida de uma visita a pé para o Largo do Mercado Manuel Firmino e passagem pelo Smart Parking do IT, local onde se vai iniciar a Live Eletric Tour. Nesta tour, o Presidente da CMA, acompanhado pelo Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Dr. Pedro Siza Vieira, pelo Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur da Silva e pelo CEO da Altice Labs, Alexandre Fonseca, vão até ao Museu da Cidade para conhecerem as instalações do Criatech. A viagem termina no Teatro Aveirense onde vão ser apresentados os restantes Casos de Estudo – Allbesmart (realidade aumentada com a ADRA) e APRIA com GALP e VEOLIA (Bicicleta a Hidrogénio).

 

Sessão “Cidades Resilientes” (14 de outubro)

Esta sessão reúne um grupo diversificado de especialistas de várias áreas de intervenção e gestão urbana para discutir abordagens e políticas locais, no combate ao Covid-19, e subsequentes desafios que a pandemia provocou e provocará na gestão das cidades, na economia local e na relação dos cidadãos com os espaços públicos. O evento conta com a moderação de Filipe Teles, Pro-Reitor da Universidade de Aveiro e com a participação de oradores internacionais como Ina Homeier, responsável pela Smart City de Viena e Lucia Scopelliti, responsável pela Unidade de Planeamento Económico da cidade de Milão, entre outros.

 

Sessão “Women in Tech” (15 de outubro)

Dedicada ao tema "Women in Tech", esta conferência pretende partilhar com a audiência, bons exemplos de líderes femininas em várias áreas tecnológicas, quer de Portugal, quer do estrangeiro. Entre as várias presenças, destacamos a participação da Comissária Europeia Mariya Gabriel detentora da pasta da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude

 

Pitch final para Vencedores do Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges (16 de outubro)

Após a fase de desenvolvimento e formação, as Startups que participaram nestes desafios fazem agora a sua apresentação final e o júri vai eleger os projetos vencedores. No âmbito dos Aveiro Urban Challenge estão a concurso cinco projetos -  Desafio ADRA (Manutenção de equipamento e redes, através da utilização de realidade aumentada, desenvolvido pela AllbeSmart (Portugal); Desafio TRANSDEV (Otimização de veículos com base na sua pegada ecológica e custo de operação) desenvolvido pela Mosaic Factor SL (Espanha); Desafio GALP ( bicicletas movidas a células de hidrogénio), desenvolvido pela PEMFC SUDOE BIKE (Espanha); Desafio VEOLIA (Recolha seletiva de bio resíduos), desenvolvido pela 2BConnect (Portugal); e Desafio EDP (Redes Inteligentes de energia), desenvolvido pela Klugit Energy (Portugal).

No âmbito dos Aveiro 5G Challenges, estão na final as seguintes soluções: desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes, desenvolvido pela Smart Tour (Portugal); Monitor de ECG Holter com análise do ritmo cardíaco e painel de instrumentos, Blankit (México); Robot para serviços de entrega e concierge, YOUSHIP (Portugal); Tecnologia de radioterapia para monitorizar as doses administradas em tempo real, NU-RISE (Portugal); Estruturas para efetuar testes na rede, AllbeSmart (Portugal); Diagnósticos de alta precisão, sem contacto, VideoOculograph (Russia); Biossensores vestíveis para análise de suor, Biometrica (Itália); Poste de eletricidade alimentado por energia eólica e solar, Omniflow S.A.(Portugal); Rede de distribuição ponto-a-ponto, através de drone, EVA Drones (Reino Unido); e Veículo elétrico autónomo, Live electric tours (Portugal).

 

Prisma (16 e 17 de outubro)

A Segunda edição do Prisma / Art Light Tech faz do espaço público a galeria onde expõe todas as obras. Organizado pelo Teatro Aveirense, este festival que assume a luz como matéria-prima, combina diversas obras de arte contemporânea, entre projeções, instalações e peças de som e luz, de autores nacionais e internacionais de que são exemplos os portugueses Aveiro Sketchers ou o checo Lubos Zbranek

 

Criatech (12 a 18 de outubro)

A quarta edição do Criatech vem apresentar obras de autores de renome – Joana Burd, Illana Bonder, Rui Gato, entre muitos outros – e desafiar os espetadores a participar, influir e fluir nas peças em exposição, quer de forma ativa, quer na criação de imagens que perdurarão nas suas memórias visuais – e digitais.

 

Gaming (16 a 18 de outubro)

A área de Gaming tem programadas um conjunto de ações e atividades, com marca “Magischot Gaming Network”, onde o publico poderá experimentar vídeo jogos, e participar em torneios em livestream.

 

Music Tech Fest Labs (12 a 16 de outubro) e MusicTF Sparks (17 de outubro)

O MTF Labs é um evento intensivo de prototipagem e inovação que reúne participantes de várias áreas em oficinas de criação e experimentação, onde a música é o elemento agregador. Durante seis dias, um grupo selecionado de especialistas da comunidade global MTF, juntamente com um grupo local de criadores trabalharão com uma ampla gama de tecnologias de ponta, fornecidas por parceiros académicos e da indústria. Os participantes irão criar tecnologias híbridas que reúnem ideias e ferramentas de diferentes áreas, respondendo a desafios e criando novas abordagens estéticas, tecnológicas e artísticas.

 

O MTF Sparks é uma iniciativa que pretende proporcionar aos jovens, o contacto direto com a música e o som de forma experimental, explorando simultaneamente áreas como a tecnologia, a engenharia, a ciência e a matemática de forma integrada, criativa e dinâmica. A iniciativa proporcionará o envolvimento dos participantes em processos de experimentação e exploração de meios e de materiais que levam à criação sonora e musical, com recurso às áreas STEAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário