sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Câmara de Águeda dinamiza Semana Nacional de Sensibilização sobre espécies invasoras

 Atividades decorrem entre amanhã e o próximo dia 18 e incluem ações de voluntariado e formações destinadas a técnicos.

A Câmara Municipal de Águeda dinamiza, entre amanhã e o próximo dia 18, várias atividades que integram a Semana Nacional de Sensibilização sobre espécies invasoras.

Pese embora a semana dedicada às espécies invasoras decorra a partir de amanhã, já teve lugar uma iniciativa, no passado dia 3, em Fermentelos, de controlo da presença de erva-das-pampas em zona RAMSAR, que foi realizada em parceria com a Quercus.

Para amanhã, a partir das 9h30, está prevista uma ação de voluntariado para controlo de espécies da flora invasora, em parceria com a Associação Vale Domingos e que irá decorrer naquela localidade do concelho de Águeda. Esta mesma iniciativa repetir-se-á no sábado, dia 17, à mesma hora e no mesmo local.

Entre as 9 e as 16 horas de amanhã, decorrerá ainda uma outra ação semelhante, com um grupo de voluntariado, no Rio Marnel, que se repetirá no dia 17 e para as quais é necessária a realização de inscrições (gratuitas), uma vez que as vagas são limitadas (disponíveis através do Grupo Informal para erradicação de Invasoras no rio Marnel – https://agueda.pt/u/9).

Ainda amanhã, decorrerá uma demonstração para controlo de espécies invasoras, junto ao Instituto da Vinha e do Vinho, no âmbito do Dia Aberto dos Laboratórios Vivos para a Descarbonização (LVpD). O ponto de encontro será às 12 horas, na sede do LVpD, no n.º 44 da Rua Luís de Camões.

Para segunda-feira, a partir das 9h30, está prevista a realização de uma formação de operacionais em metodologias de controlo de invasoras, um workshop (sem inscrições disponíveis) que será realizado no âmbito do Projeto LIFE Águeda e que irá decorrer na zona envolvente do Parque Fluvial da Redonda.

Também na segunda-feira, pelas 14h30, decorrerá no Largo 1.º de Maio, uma ação de sensibilização para as espécies de flora invasora com voluntários da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceria com o projeto LIFE Águeda e Associação Vale Domingos, uma ação que se repetirá no dia 16, às 10 horas, desta vez em Vale Domingos.

Na próxima quarta-feira, a partir das 9h30, junto à Ponte do Brunhido e à Ponte da Sardanita, em Valongo do Vouga, vai ser feita uma intervenção de controlo de acácias e, no dia seguinte, entre as 9h30 e as 12 horas, será realizada uma ação semelhante para controlo de espécies invasoras, com alunos da ESTGA, na baixa da cidade, nas margens do Rio Águeda.

De referir ainda que, durante toda a semana, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, estará patente a exposição itinerante “Espécies invasoras – a ameaça que não vem do espaço”.

Para mais informações e inscrições (limitadas às vagas existentes) para as ações previstas nesta programação, os interessados devem usar os seguintes contactos: dv-as@cm-agueda.pt ou 234 180 197.

 

O que são as espécies invasoras?

Invasoras são espécies exóticas, ou seja, não nativas de determinado território, cuja introdução ou propagação ameaça ou tem um impacto negativo na diversidade biológica e nos serviços dos ecossistemas a ela associado.

As plantas introduzidas artificialmente (intencional ou inadvertidamente) consideram-se naturalizadas quando convivem em espaço natural de forma equilibrada com espécies nativas, sem existir intervenção humana para manter a sua presença. Uma planta exótica passa a ser considerada invasora quando produz populações reprodutoras numerosas e separadas da inicial, tanto no espaço como no tempo, independentemente do grau de perturbação do meio e sem a intervenção direta do Homem. Frequentemente, a proliferação destas espécies promove alterações ambientais e/ou prejuízos económicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário