segunda-feira, 19 de outubro de 2020

País de Gales anuncia confinamento total de duas semanas para diminuir propagação


Com as unidades de cuidados intensivos cheias naquele país do Reino Unido, Cardiff opta por uma medida radical e anuncia um fundo de 330 milhões de euros para ajudar as empresas.

O País de Gales anunciou esta segunda-feira que vai dar início a um período de confinamento total a partir do dia 23 de outubro e que durará duas semanas. O objetivo é tentar diminuir a propagação da Covid-19 numa altura em que as unidades de cuidados intensivos começam a dar sinais de estarem no limite das capacidades.

O primeiro-ministro do Pais de Gales, que tal como a Escócia e a Irlanda do Norte gozam de autonomia dentro do Reino Unido, diz que compreende o cansaço das pessoas com as restrições, mas que é preciso uma medida radical.

Terá de ser acutilante e profundo para ter o efeito que pretendemos”, afirmou, em declarações aos jornalistas. “Toda a gente no País de Gales terá de ficar em casa. Se não agirmos já continuará a acelerar”, concluiu.

O confinamento obrigatório começa na sexta-feira, 23 de outubro, e dura duas semanas, até ao dia 9 de novembro. Abrange todos os cidadãos exceto os que são considerados indispensáveis. As escolas e as empresas estarão fechadas e todos os serviços religiosos serão suspensos.

O Governo regional anunciou, entretanto, um pacote de 330 milhões de euros para ajudar as empresas que saem prejudicadas com este confinamento.

Não é apenas o País de Gales que está a sentir a pressão do aumento de casos. Todo o Reino Unido está a assistir ao mesmo fenómeno e os diferentes governos regionais, e o governo central no caso de Inglaterra, estão a adotar medidas mais rigorosas para tentar travar os contágios.

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário