quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Mostra de Esculturas Incentiv’Arte anima ruas de Leiria


A Mostra de Esculturas Incentiv’Arte está de volta às ruas de Leiria entre 30 de novembro de 2020 e 08 de janeiro de 2021. 

Este projeto de Educação Ambiental, promovido pelo Município de Leiria com o apoio da Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., envolve ativamente a comunidade escolar na estratégia de defesa do ambiente de acordo com a “Regra dos 3Rs: reciclar, reutilizar e reduzir”, e potencia o trabalho em equipa e a criatividade dos alunos, sendo destinado a todas as escolas públicas e privadas do concelho de Leiria (2.º, 3.º ciclo e secundárias). 

A iniciativa tem como objetivo específico a valorização/reutilização de resíduos, sendo os trabalhos concebidos a partir do uso predominante de materiais de desperdício, processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização, dado que seriam destinados ao lixo indiferenciado podendo ser reaproveitados. Os trabalhos são construídos numa escala adequada ao espaço urbano e resistente às condições climatéricas. 

Pretende-se, sobretudo, sensibilizar os mais novos para a necessidade de valorizar e reutilizar resíduos; alertar para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, estimular a criatividade através da construção de esculturas de Natal, embelezar o centro da cidade de Leiria durante a quadra natalícia e contribuir para a estruturação de uma sociedade sustentável, despertando a consciência ecológica dos cidadãos, modificando atitudes e práticas pessoais indispensáveis à preservação do ambiente. 

As esculturas finais ficarão em diversos locais da cidade, contribuindo para o reforço do espírito natalício em Leiria. 

Nesta Mostra participam as seguintes escolas: AEC - Associação de Educação e Cultura -Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira; Agrupamento de Escolas Caranguejeira – Santa Catarina da Serra – Escola Básica Dr. Correia Alexandre; Agrupamento de Escolas Caranguejeira – Santa Catarina da Serra – Escola Básica de Santa Catarina da Serra; Agrupamento de Escolas de Colmeias – Escola Básica de Colmeias; Agrupamento de Escolas D. Dinis – Escola Básica D. Dinis; Agrupamento de Escolas de Marrazes – Escola Básica de Marrazes: Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus – Escola Básica Dr. Correia Mateus; 

Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria – Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, Maceira; Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Escola Básica e Secundária Rainha Santa Isabel; Colégio Nossa Senhora do Rosário de Fátima; Colégio Senhor dos Milagres; Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Imaculada Conceição - Colégio Conciliar Maria Imaculada; Escola Secundária Afonso Lopes Vieira; Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e Fundação Escola Profissional de Leiria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário