quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Proença-a-Nova | Novas acessibilidades em Vale de Linhares


O Município de Proença-a-Nova está a abrir uma nova estrada - entre a rua do Alto da Corujeira e a Primeira Circular com uma extensão de 455 metros - que irá servir a zona de Vale de Linhares, incluída numa Unidade de Execução – instrumento de ordenamento do território que consiste na fixação em planta cadastral dos limites físicos da área a sujeitar a intervenção urbanística, acompanhada da identificação de todos os prédios abrangidos. 

Aprovada em reunião de Câmara em dezembro de 2019, esta unidade de execução surgiu na sequência de uma operação urbanística pretendida pela Santa Casa da Misericórdia, proprietária de 3,6 hectares dos 4,85 hectares de área global, inseridos no perímetro urbano delimitado para Proença-a-Nova na planta de ordenamento da 1ª Revisão do PDM em solo urbanizável. O objetivo é construir uma ERPI - estrutura residencial para pessoas idosas, de modo a dar resposta às necessidades registadas a este nível no concelho. 

A área desta unidade de execução localiza-se numa zona preferencial de expansão da sede do concelho, tanto mais pela proximidade da Primeira Circular. A 1ª Revisão do PDM em vigor estabelece a zona como espaço de uso especial e espaço residencial - área residencial tipo II. Na prática, e se for essa a intenção dos restantes proprietários, podem nascer até 35 fogos por hectare, em prédios que não ultrapassem os três pisos, com um índice de ocupação de solo de 0,30. Foi entendimento do Município não contemplar áreas específicas para equipamentos e espaços verdes, atendendo a que a maior parte é propriedade da Santa Casa da Misericórdia pelo que terá funções específicas para suprir as necessidades e possibilitar novas valências desta instituição, com forte impacto social no concelho, e provirá por certo áreas de estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário