sábado, 7 de novembro de 2020

Oliveira do Hospital recebe 2ª fase de “Os Super Saudáveis”


Depois de, no ano letivo 2019/20, a LPCC ter desenvolvido em Oliveira do Hospital um modelo pioneiro do projeto “Os Super Saudáveis”, lança no dia 9 de novembro, para mais de 700 alunos, a 2ª fase do projeto, onde o incentivo à preparação de lanches adequados ganha destaque. 

Depois de no ano letivo 2019/20, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) ter desenvolvido, em Oliveira do Hospital, um modelo pioneiro do projeto “Os Super Saudáveis”, lança no dia 9 de novembro a 2ª fase do projeto.

A iniciativa integra um projeto de intervenção educativa no município de Oliveira do Hospital, que tem desde a sua implementação em 2019 o objetivo de testar um modelo inovador a nível nacional, através do envolvimento dos stakeholders locais e institucionais.

O projeto conta nessa 2ª fase, mais uma vez, com um trabalho conjunto entre o LPCC.NRC, do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Vão participar 703 estudantes do 1º CEB.

A próxima etapa de “Os Super Saudáveis” em Oliveira do Hospital inicia-se a 9 de novembro, um dia depois da celebração anual do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, nos estados membros da União Europeia. Esta data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa. Dado que este ano, é celebrada a um domingo, 8 de novembro, optou-se por se lançar o projeto no dia seguinte.

Recordamos que a fase 1 conjugou formação para professores e pessoal não docente e sensibilização dos pais e encarregados de educação e a intervenção educativa, com as crianças de 1º CEB. A fase 2 visa incentivar a preparação de lanches adequados, que contenham alimentos dos grupos do leite, dos cereais, da fruta e menos produtos ultraprocessados.

Os lanches das crianças devem ser variados, equilibrados e saudáveis, tendo sempre por base a Roda dos Alimentos. Os lanches da manhã e da tarde são refeições essenciais que não devem ser esquecidas, pois ajudam a manter os níveis de energia ao longo do dia e vão permitir à criança aproveitar melhor a escola, as brincadeiras e as suas atividades desportivas. Devem incluir alimentos dos grupos do leite, dos cereais e da fruta, excluindo produtos com alto teor de açúcar, sal e gordura. Assim, devem evitar-se as guloseimas, bolos, salgados e refrigerantes.

As escolas interessadas ainda se podem inscrever aqui: www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/supersaudaveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário