domingo, 20 de dezembro de 2020

Ana Cabecinha sagra-se campeã nacional e garante lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio



Pela sétima vez, Ana Cabecinha sagrou-se campeã nacional dos 20 quilómetros marcha e e garantiu um lugar nos Jogos Olímpicos de 
Tóquio. Será a quarta participação da atleta portuguesa nos Jogos olímpicos.

A atleta Ana Cabecinha tornou-se hoje a 36.ª portuguesa com marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021 pela pandemia da covid-19, ao conseguir os mínimos nos 20 quilómetros marcha.

Ao vencer os campeonatos nacionais em 1:30.18, em Olhão, a marchadora do Clube Oriental de Pechão garantiu uma quarta presença consecutiva nos Jogos, depois do oitavo lugar em Pequi2008, do nono em Londres2012 e do sexto no Rio2016.

Ana Cabecinha, de 36 anos, reforça a liderança do atletismo entre as modalidades com maior número de presenças asseguradas, agora num total de oito.

O maior destaque na comitiva vai para João Vieira, que, aos 43 anos, tem marca de qualificação nos 50 km marcha e deverá estar pela sexta vez em Jogos, tornando-se o segundo luso com mais presenças, a uma do velejador João Rodrigues.

Pedro Pichardo tem marca no triplo salto, assim como Patrícia Mamona e Evelise Veiga, com Carla Salomé Rocha e Sara Catarina Ribeiro a terem mínimos na maratona e Auriol Dongmo no lançamento do peso.

Maria Martins vai estrear o ciclismo de pista como disciplina olímpica para Portugal, depois de se ter qualificado através do 'ranking' de omnium.

No ciclismo de estrada, Portugal vai ter duas vagas em Tóquio, por via do 23.º lugar no 'ranking' olímpico, que dá a Portugal o direto a ter dois ciclistas na prova de fundo, um dos quais com entrada para o contrarrelógio.

O oitavo lugar de Nelson Oliveira no contrarrelógio dos Mundiais de 2019 permite a Portugal ter pela primeira vez dois ciclistas no 'crono' em Jogos Olímpicos.

Tal como para o Rio2016, os velejadores Jorge Lima e José Luís Costa foram os primeiros a assegurar uma presença portuguesa nos Jogos, ao garantirem uma quota - não obrigatoriamente ocupada por esta dupla - em 49er, durante o Mundial de Classes Olímpicas em Aarhus, na Dinamarca.

Na canoagem, seis atletas garantiram a qualificação nos Mundiais de velocidade de 2019, entre os quais Fernando Pimenta, medalha de bronze em K1 1000 em Szeged, na Hungria.

O K4 1000, composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, e Teresa Portela (K1 200) também já têm presença em Tóquio, tal como Antoine Launay (K1) no slalom.

Lusa

Foto: Comitê Olímpico Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário