sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

“Natal em Movimento” nas três freguesias do concelho da Marinha Grande

 Iluminação, Presépio Tradicional, camião e comboio de Natal pelas ruas

 
A Marinha Grande voltou transformar-se numa cidade encantada, com a iluminação e animação de Natal, promovidas pela Câmara Municipal em todo o concelho, até ao próximo dia 10 de janeiro.

No passado sábado, 28 de novembro, teve início o programa de animação de Natal com a abertura do Presépio Tradicional de Filipe Ferreira e a ligação da iluminação e decoração de Natal nas ruas, distribuída por cerca de 45 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos e na colocação de grandes instalações de Natal,  das quais se destacam a Praça Stephens,  o Parque da Cerca e a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, salienta que “o Natal de 2020 será muito distinto de todos os outros que até hoje passámos. Desta vez, força-nos a pandemia e o respeito pela saúde pública a ficarmos em nossa casa com pouco contacto físico com todos os familiares com quem habitualmente passamos este momento festivo e tão emotivo das nossas vidas”.

Para este ano com especiais restrições, “nós na Câmara Municipal, adaptámos os momentos de celebração do Natal de forma a que todos possam desfrutar de animação adequada a esta época,  sem aglomerações potenciadoras de contágios mas que possibilite trazer-nos algum ânimo e alegria com a  visita ao centro da Marinha Grande, à Moita e à Vieira e comprar tudo o que precisa no comércio local, sempre em segurança e respeitando as medidas de autoproteção decretadas. Apelo, por isso, a toda a população que compre no Comércio Local, ame a nossa terra e quem cá vive, para desta forma ajudarmos todos”, salienta a presidente.
 
Cidália Ferreira recorda que “de 28 de novembro a 10 de janeiro de 2021, teremos no nosso concelho desfiles itinerantes de Natal com muitas personagens de fantasia,  Photo Booths com Duendes a tirar fotografias e a oferecê-las às famílias, atuações multicolor led, o Circo de Natal, o Comboio de Natal, momentos desportivos como “Air Bungee” e “Snowboard”, uma peça de teatro digital e online, “conversas digitais com o Pai Natal” e, ainda, o “Pai Natal em Movimento” visitando os mais variados locais do concelho. Este ano verdadeiramente levamos o espírito de Natal pelas ruas do nosso concelho”.
 
A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, no que se refere às regras de distanciamento físico e uso de proteção individual.
 
O programa poderá sofrer alterações ou ser cancelado, no todo ou em parte, em função das normas em vigor determinadas pela Direção-Geral da Saúde. A Câmara Municipal reserva-se o direito de suspender de imediato qualquer atividade que possa, de alguma forma, pôr em risco a segurança dos intervenientes e/ou público.
 
O programa do “Natal em Movimento Marinha Grande” é o seguinte:
 
De 28 de novembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021
PROGRAMA
 
MARINHA GRANDE
 
Até 10 de janeiro de 2021
Receção do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem
Presépio Tradicional de Filipe Ferreira
Patente de 28/11/2020 a 10/01/2021
Horário
De terça a domingo - das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
 
O Presépio Tradicional de Filipe Ferreira regressa pelo 6º ano consecutivo ao Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande. Com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.  
Outra característica deste Presépio Tradicional único é a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas. Para além da cabana com a representação do Nascimento de Jesus, podem encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; uma tasca; ofícios como o ferreiro e o carpinteiro; uma área reservada aos trabalhos rurais, com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento; a vindima e a pisa das uvas; os currais dos animais com as galinhas a picar o milho; rebanhos de ovelhas; uma área dedicada às festas e romarias, onde para além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, os homens a jogar às cartas, estes últimos em movimento. Existem ainda moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro, um parque infantil, um lago com patos e até os guardas no castelo, também em movimento. A água também marca presença com cascatas e várias fontes de água. Não falta também, o já habitual comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre miúdos e graúdos, com uma estação onde pára, para entrada e saída dos passageiros.  
Para a edição de 2020 foram elaboradas novas peças, entre elas destacam-se a banca de frutas e legumes, com a vendedora em movimento e os lenhadores a serrar lenha, e diversas melhorias e aperfeiçoamentos noutras peças.
Não deixe de visitar este Presépio singular da nossa Região!
 
Iluminação e Decoração de Natal
Distribuída por cerca de 45 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao seu interior, e a grande novidade deste ano, as espetaculares instalações infantis, no Parque da Cerca.
 
A programação é a seguinte:

06 de dezembro . domingo
Parque da Cerca
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Air Bungee”
 
15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!
 
15h00 às 17h00 – CIRCO DE NATAL E COMBOIO DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e Ruas circundantes
Uma espetacular animação de Natal, itinerante, que promete dar vida ao centro da cidade e despertar o espírito natalício em todos nós, com um espetacular Comboio de Natal que circulará pelo centro da cidade com muita música e animação, e um fantástico Circo de Natal que irá trazer muita magia e diversão.
 
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento - Marinha Grande
Parque da Cerca e Ruas do concelho – Trajeto I
O Pai Natal está de visita à Marinha Grande e vem de camião de Natal. Para tal, juntou os seus melhores duendes e amigos e preparou uma Parada de Natal em movimento, que promete despertar o espírito natalício em cada um de nós, trazendo sorrisos e muita animação a toda a cidade.
A partida será do Parque da Cerca, seguindo pela Avenida Vitor Gallo, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Embra, Albergaria, Pero Neto, Amieira, Trutas, Casal Galego, Rua 25 abril, retornando à Avenida Vitor Gallo e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Ana Santo e Neuton Marques, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves que prometem muita música, alegria e boa disposição.
 
13 de dezembro . domingo
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Extreme Bungee”
Parque da Cerca
 
15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Parque da Cerca
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!
 
15h00 às 17h00 – Mini parada “Magia de Natal”
Parque da Cerca e ruas circundantes
Uma divertida animação de Natal itinerante que promete animar o centro da cidade, com brincadeiras e tropelias e muita magia de Natal.
 
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento - Marinha Grande e Moita
Parque da Cerca e Ruas do concelho - Trajeto II
O Pai Natal visita novamente a Marinha Grande com o seu camião de Natal. Desta vez, a sua animada e divertida Parada de Natal em movimento terá um novo destino. A partida será do Parque da Cerca, seguindo pela Estrada Nacional 242, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Ordem, Amieirinha, Moita, Comeira, Picassinos, seguindo pela Rua do Lamarão e Rua Engº Arala Pinto, retornando à Estrada Nacional 242 e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Sónia Santos, Nuno Brito e Carlos Vicente, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves, que prometem muita música, alegria e boa disposição.
 
20 de dezembro . domingo
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Snow Board”
Parque da Cerca
 
15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Parque da Cerca
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!
 
15h00 às 17h00 – COMBOIO DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e ruas circundantes
O Comboio de Natal volta às ruas do centro da Marinha Grande e ao Parque da Cerca, trazendo muita música e animação para todos.
 
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento - Marinha Grande
Parque da Cerca e Ruas do concelho - Trajeto III
O Pai Natal visita novamente a Marinha Grande com o seu camião de Natal. Desta vez, a sua animada e divertida Parada de Natal em movimento terá um novo destino. A partida será do Parque da Cerca, seguindo em direção à Avenida José Gregório, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Figueiras, Pilado, Garcia, retornando à Avenida José Gregório e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Bea Bárbara, Leandro Costa e Pedro Olívio, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves que prometem muita música, alegria e boa disposição.
 
VIEIRA DE LEIRIA
 
12 de dezembro . sábado
15h00 - 17h00 – COMBOIO DE NATAL
Largo da República, ruas circundantes e Praia da Vieira
A vila de Vieira de Leiria e a Praia da Vieira recebem a visita dum fantástico Comboio de Natal, onde não vai faltar muita música e animação para todos.
 
19 de dezembro . sábado
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento
Largo da República, ruas circundantes e Praia Vieira
O Pai Natal vai visitar a vila de Vieira de Leiria e a Praia da Vieira, e vai numa carrinha de Natal. Para tal, juntou os seus melhores duendes e amigos e preparou uma Parada de Natal em movimento, que promete despertar o espírito natalício em cada um de nós, trazendo muitos sorrisos e muita animação. O espetáculo musical estará a cargo dos artistas Elsa Gomes, acompanhada por Nuno Mendes que prometem muita música, energia e boa disposição.
 
SÃO PEDRO DE MOEL
 
20 de dezembro . domingo
15h00 às 17h00 – VISITA DO PAI NATAL em movimento
Praça Afonso Lopes Vieira e Ruas circundantes
O Pai Natal e os seus Duendes vão passar por S. Pedro de Moel e prometem surpreender com o seu novo meio de transporte vintage, acompanhados pelas famosas músicas de Natal para despertar o espírito natalício em todos nós.
 

OUTRAS ATIVIDADES
 
De 1 a 31 de dezembro
CAMINHO DAS ESTRELAS
Público em geral – Parque da Cerca e Centro Tradicional
Aplicação mobile para IOS e/ou Android com ativação através de um código QR, em 5 locais devidamente identificados, que dará acesso à visualização de uma peça de Teatro de Natal.
O código QR vai estar nos seguintes locais: Parque da Cerca, Árvore de Natal junto ao lago do Parque da Cerca, Largo Ilídio de Carvalho, Praça Stephens e Jardim Luís de Camões.
 
O PAI NATAL VAI ÀS ESCOLAS em movimento
Dias 09, 10, 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de dezembro
Escolas do concelho - 09h30 às 15h30 - (Escolas já inscritas previamente)
Este ano o Pai Natal quis fazer uma surpresa especial as crianças que frequentam as escolas do nosso concelho, com uma visita à sua escola! E prometem surpreender todos com o seu novo meio de transporte vintage!
 
CONVERSAS DIGITAIS COM O PAI NATAL
Dias 5, 6, 12, 13, 19, 20 de dezembro
Público em geral - 10h00 às 13h00 e 14h00 às 19h00
Dias 9, 10, 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de dezembro
Escolas do concelho - 09h30 às 15h30 e 16h00 às 19h00 (Escolas já inscritas previamente)
Este ano, as crianças do nosso concelho vão poder ver e falar, digitalmente, com o Pai Natal, em perfeita segurança! Através de uma plataforma de streaming, online, os mais pequenos terão a oportunidade de fazer todos os seus pedidos ao Pai Natal.
 
Público em geral – Participação mediante inscrição prévia via email a partir de 01 de dezembro, para o email:  info@natalemmovimento.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário