quarta-feira, 29 de abril de 2020

Biblioteca Municipal comemora 25 anos


A 29 de abril de 1995, há precisamente 25 anos, abria portas um dos equipamentos culturais mais inovadores no concelho: a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, que ao longo destes anos, já registou 1.406.672 visitas. “Um quarto de século para uma instituição e para um serviço é uma idade adulta e que representa um acumular de vivências, experiências e convivências, umas boas e outras más, mas todas acrescentaram valor à nossa Biblioteca Municipal. Muita gente passou por lá e muitos sentem a sua falta, muita tecnologia e teorias mudaram, mas as pessoas ainda são as nossas e os livros de papel com letras alinhadas”, reconhece João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro da Cultura e Educação. 

Apesar de encerrada ao público, o Município não quis deixar de comemorar o aniversário da Biblioteca. Para assinalar esta data, foi colocada uma instalação artística, junto ao edifício da biblioteca, composta por seis baloiços onde estão suspensos livros, frases e outros escritos alusivos à comemoração. “A nossa biblioteca cresceu, teve polos e rodas e hoje está na rua com baloiços, para agitar e lembrar que está viva e que voltará a receber os seus amigos, curiosos, visitantes, estudantes, investigadores e frequentadores, parabéns a todos os funcionários que já trabalharam, trabalham e “levam até si” este projeto”, acrescenta João Manso. Estão a ser divulgadas rubricas digitais que irão ser dinamizadas ao longo das próximas semanas no site da biblioteca e na sua página do Facebook. Intitulada “25 anos, mais de 25 anos de livros e memórias”, esta é uma delas com a apresentação dos inúmeros livros que ao longo deste quarto de século o Município tem apoiado, de autoria de escritores do concelho ou que escreveram sobre ele. Serão ainda divulgados 25 factos e curiosidades sobre a Biblioteca e o Auditório Municipal, fotografias antigas, entre outras partilhas. 

A Biblioteca Municipal tem atualmente 38.844 livros disponíveis, das quais 30.906 na secção de adultos e 7.938 na secção infantojuvenil e conta com um total de 3453 utilizadores registados (incluindo os polos), 121 títulos de periódicos: jornais e revistas de âmbito local, regional e nacional e já emprestou mais de 80 mil livros. Em 1999 foi inaugurado o primeiro polo da Biblioteca Municipal em Sobreira Formosa, onde atualmente também estão instalados o Museu Isilda Martins e o Espaço Cidadão. Em 2004 foi inaugurado o polo de São Pedro do Esteval, tendo registado um total de 2687 utilizadores no primeiro ano de funcionamento. Em 2005 foram inaugurados os polos da Biblioteca Municipal das Atalaias e dos Montes da Senhora. A Bibliomóvel fez a sua viagem inaugural no dia 25 de junho de 2006 e atualmente visita um total de 31 localidades, divididas em duas rotas, de segunda a sexta-feira. Por ocasião do 20º aniversário, foi criada uma página da Biblioteca Municipal, disponível em www.biblioteca.cm-proencanova.pt, onde podem ser consultados os livros existentes, com indicação da disponibilidade do volume pretendido ou com a funcionalidade de aumentar o tempo de requisição. 

Marcante também foi a chegada do cinema, que só existia nos meios urbanos maiores. “Danças com lobos” foi o primeiro filme a ser exibido no Auditório Municipal a 30 de dezembro de 1994. A secção audiovisual também foi importante: foi um dos primeiros locais a ter acesso gratuito à internet. Atualmente disponibiliza 11 computadores e 8 tablets com acesso à internet via WiFi acessível em todo o edifício. "Em tempos de um novo normal, os livros continuam a fazer parte da nossa vivência, crescimento e usufruto também em momentos de prazer. Parabéns a todos quantos contribuíram e trilham este caminho que nos faz todos crescer", conclui João Lobo, presidente da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário