quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Ansião | Processo de vacinação arrancou hoje no concelho


A fase de vacinação contra a Covid-19 destinada a idosos com mais de 80 anos, começou hoje em Ansião e decorrerá até ao final da próxima semana.

As primeiras vacinas estão a ser administradas no Centro de Saúde de Santiago da Guarda, hoje e amanhã, a seniores da mesma freguesia e das freguesias de Alvorge e Ansião. No sábado será a vez de o Centro de Saúde de Avelar acolher a população de Avelar, Chão de Couce, Pousaflores e a restante de Ansião.

O modelo será replicado inversamente na próxima semana, estando prevista a administração de 84 vacinas por dia, num total de cerca de 500.

A base de dados criada por um técnico de informática do município, com o cruzamento da informação dos diversos programas existentes no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e também da plataforma Trace COVID, facilitou a identificação da população a vacinar, assim como o contacto telefónico, que está a ser efetuado por outro colaborador da autarquia também afeto exclusivamente a este processo, complementando o trabalho da equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Ansião.

O transporte de quem não tem meios próprios de deslocação, está a ser assegurado pelas Juntas de Freguesia, sendo as pessoas com problemas de mobilidade mais acentuados transportadas pelos Bombeiros Voluntários de Ansião.

A equipa de profissionais de saúde envolvida neste processo é constituída por três enfermeiros e um médico do Centro de Saúde de Ansião, acompanhados e apoiados pela Delegada de Saúde Local e pela Coordenadora Municipal de Proteção Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário