quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Marinha Grande | CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2021 - FASE MUNICIPAL

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, vai realizar pelo quarto ano consecutivo a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura 2021, iniciativa que envolve a participação de mais de uma centena de alunos dos diferentes níveis de ensino dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.  

Devido às restrições impostas pela Covid-19, este ano o concurso terá um novo formato, já que irá realizar-se à distância, com recurso a plataformas digitais, garantindo-se desta forma a participação de todos os alunos apurados na fase escolar em cada nível de escolaridade.

Assim, no dia 24 de fevereiro, pelas 14h30, todos os participantes no concurso terão acesso à prova escrita, devendo ser realizada em sessão assíncrona, e no dia 26 de fevereiro terão lugar as provas orais, por nível de escolaridade, em sessão síncrona, realizada entre os concorrentes e os membros do júri do concurso.

As obras selecionadas para a Fase Municipal são as seguintes:
º CEB - “O galo da velha Luciana”, de António Mota
º CEB - “Três histórias do futuro”, de Luísa Ducla Soares
º CEB - “A lua de Joana”, de Maria Teresa Maia Gonzalez
SECUNDÁRIO - “O carteiro de Pablo Neruda”, de Antonio Skármeta

Os quatro vencedores em cada nível de escolaridade irão representar o concelho na fase seguinte do Concurso - Fase Intermunicipal, que se irá realizar em Leiria, no próximo mês de abril.

Recorde-se, que o Concurso Nacional de Leitura já vai na sua 14.ª edição e é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em articulação com os Agrupamentos de Escolas e os Municípios, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário