quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Governo vai repatriar 70 portugueses que se encontram no Brasil


O anúncio foi feito por Augusto Santos Silva, na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros já recebeu pedidos de 70 portugueses que se encontram no Brasil e que, “por razões de saúde, necessitam de regressar a Portugal”.

De acordo com ministro Augusto Santos Silva, Portugal encontra-se já a organizar um voo de repatriamento destinado a pessoas nesta situação.

“À data e hora a que falamos, há 70 portugueses que se encontram no Brasil, mas que não residem no Brasil, que por razões de saúde necessitam de regressar a Portugal. E nós organizaremos um voo de repatriamento”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, numa audição da comissão de Assuntos Europeus.

O ministro, que respondia a uma questão colocada pelo Bloco de Esquerda, explicou que o Governo ainda “está a receber e a tratar indicações”, assinalando que há diversas razões para os pedidos.

Segundo o ministro, há casos de pessoas que dizem ter ido de férias, sem terem a perceção de que os voos iam ser suspensos; outras que se encontram em visita a familiares; e outras que dizem estar com problemas em termos de recursos financeiros, de natureza familiar ou de saúde.

“Essas pessoas cabem, evidentemente, numa definição lata, generosa, humanista do que são razões humanitárias e é este processo que se está a fazer”, explicou o governante.

Em 27 de janeiro, o Governo suspendeu os voos de e para o Brasil, entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro, uma medida "de último recurso" que o ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu ser necessária, tendo em conta a "situação muito difícil" que se vivia em Portugal, em relação à pandemia de Covid-19.

Paula Caeiro Varela / Olimpia Mairos / RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário