sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Covid-19 | Plano de Vacinação

 

                       Portugal vai receber 1,9 milhões de doses de vacinas até abril.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, fez na passada segunda-feira o ponto semanal de situação da evolução do plano de vacinação contra a Covid-19, após a reunião de informação com a task force do plano.

Portugal recebeu até ao final da semana passada 493.050 doses de vacinas. Desse total, 450.150 foram entregues no Continente e o restante nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e ontem chegaram ao país as primeiras 43.200 doses de vacinas da farmacêutica AstraZeneca.

Ainda sobre a entrega de vacinas, Marta Temido afirmou que Portugal já recebeu mais 87.750 doses da Pfizer, estando ainda prevista uma entrega de mais 22.800 doses da Moderna. Na totalidade, Portugal prevê receber cerca de “1,9 milhões de doses de vacinas até ao final do primeiro trimestre”, anunciou.

Mais de 100 mil já receberam segunda dose

Até às 13h00 de hoje foram registadas 397 404 inoculações, cerca de 292 mil primeiras doses, e quase 105 mil segundas doses. Estas administrações de vacina abrangeram residentes e profissionais de lares de idosos, de unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados e de estruturas equiparadas, designadamente de cidadãos portadores de deficiência, bem como um número significativo de profissionais de saúde.

A Ministra da Saúde anunciou também que ainda esta semana está previsto vacinar mais 120 mil pessoas entre idosos, profissionais de saúde e pessoas com mais de 80 anos ou entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades associadas.

Processo de convocação

Depois de ter iniciado a vacinação do segundo grupo em algumas cidades, a Ministra da Saúde garantiu que “todo o país está já a agendar e convocar pessoas para vacinação”.

Segundo a governante, “serão 957 mil as pessoas dentro do segundo grupo de prioritários a vacinar e os centros de vacinação estarão por todo o país”. “Amanhã abrem mais 59 unidades” onde a vacinação deverá ocorrer, afirmou.

Até agora, foram realizados 2.380 agendamentos. “Processo vai ser expandido ao longo das próximas semanas consoante a capacidade de vacinas”, apontou.

Foram enviados 1.677 SMS e 902 pessoas responderam “sim”. Em relação aos portugueses sem médico de família Marta Temido acrescentou que foram já emitidas “4.140 declarações médicas”.

Para todos os portugueses acima de 50 anos com outras doenças ou mais de 80 anos haverá “um simulador onde poderá confirmar se está na lista”. Caso não esteja poderá contactar os serviços de saúde para ser incluído, explicou Marta Temido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário