sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Estarreja | Mais histórias e memórias locais reunidas em dois novos livros

Dois livros que reforçam o fundo local, contribuindo para aumentar o conhecimento sobre a história do concelho. O volume nr. º 14 da Revista “Terras de Antuã” – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja, de vários autores, e o livro “Criação de Cavalos para a Remonta o Exército – Ordenanças, Milícias e Guerra Peninsular”, da autoria de Artur Castro Tavares, estão disponíveis para venda.

 

Apesar de ter sido cancelada a Sessão Comemorativa dos 501 anos do Foral de Antuã, em novembro, em que se faria a apresentação das duas obras, a Câmara Municipal disponibiliza-as aos Munícipes. Pode adquirir os dois livros na Casa Museu Egas Moniz e na Biblioteca Municipal, pelo valor de 6€ (Revista “Terras de Antuã” nº 14) e 10€ (Criação de Cavalos para a Remonta o Exército).

 

“Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”

 

O n.º 14 elege como imagem de capa o mapa e plano da Barra de Aveiro. Marca da dinâmica e identidade cultural do Município de Estarreja com o contributo de excelência de cidadãos e munícipes que, com investigação, documentos e fontes históricas, colaboram para o enriquecimento e conhecimento da história local e preservação da memória coletiva.

 

Com a publicação anual da Revista Terras de Antuã, a Câmara Municipal corporiza os princípios preconizados desde a 1ª edição: veículo de divulgação e de discussão da memória coletiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da história possam editar os seus estudos; incentivo para que mais e melhores trabalhos de investigação possam surgir; meio de angariação de uma base iconográfica, impedindo assim o desaparecimento definitivo de um sem número de documentos gráficos e fotográficos.

 

O nome da revista representa uma homenagem ao lugar que, em tempos remotos foi paróquia visigótica, freguesia e vila medieval, sede de julgado e de concelho, e a principal povoação que por estas paragens existiu até meados do século XVI. É também uma singela homenagem ao principal curso de água que atravessa o concelho e que terá sido fator relevante no povoamento das suas margens. Pode consultar as edições anteriores neste link www.cm-estarreja.pt/revista_terras_do_antua

 

“Criação de Cavalos para a Remonta o Exército”

 

O livro “Criação de Cavalos para a Remonta o Exército – Ordenanças, Milícias e Guerra Peninsular”, da autoria de Artur Castro Tavares, além de abordar a criação de cavalos no concelho de Estarreja e noutras terras circundantes, que eram abrangidas pela Superintendência local, - incluindo Sedouros, Bunheiro, Pardelhas e Murtosa, - foca ainda homens da ordenança, como os capitães-mor, alferes e tenentes, assim como os oficiais dos regimentos de milícias e regimentos do exército de primeira linha, que recrutavam em Estarreja, as coutadas, monteiros-mores e os mamposteiros, responsáveis pela arrecadação de esmolas destinadas a recuperar a liberdade de prisioneiros de guerra, chamados de cativos.

 

Temas e autores da edição 14 da Terras de Antuã

O NOSSO LIVRO - Abel Cunha

 

MAJOR ANTÓNIO BERNARDINO FERREIRA - António Augusto Silva

A “GRATIDÃO” DE JOSÉ LUÍS DA CUNHA: UM CASO DE SUOR, SUCESSO E LÁGRIMAS NO PANORAMA EMIGRATÓRIO DA ESTARREJA OITOCENTISTA - António Pedro de Sottomayor

 

O CONCELHO DE ESTARREJA EM 1865 - Delfim Bismarck Ferreira

 

A EMBARCAÇÃO TRADICIONAL COMO ARTEFACTO E O HOMEM ARTESÃO: O MESTRE CONSTRUTOR NAVAL DA RIA DE AVEIRO. - Etelvina Resende Almeida

 

“O COLÉGIO” - José Fernando Correia

 

DR. TAVARES AFFONSO. SEIS CARTAS E UM BILHETE POSTAL DIRIGIDOS AO PROF. DOUTOR EGAS MONIZ - José Gurgo e Cirne

 

AVIVAR MEMÓRIAS: AS TRADIÇÕES ORAIS COMO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DO CONCELHO DE ESTARREJA - Juliana Cunha

 

OS LIMITES HISTÓRICOS COMUNS DAS DIOCESES DO PORTO E DE COIMBRA - Marco Pereira

 

SÃO SEBASTIÃO - Maria Clara de Paiva Vide Marques, António Cruz Leandro

 

EGAS MONIZ E O JOGO - Rosa Maria Rodrigues

 

PARA QUE OS OLHOS SE LEMBREM - Sérgio Paulo Silva

 

EMIGRAÇÃO ESTARREJENSE NO ANO DE 1909 - Teresa Cruz Tubby e Valter Santos

 

VEIROS. SINOPSE PELAS REFERÊNCIAS DA SUA HISTÓRIA E SUAS GENTES - Victor Bandeira

 

SAUDADES. BIORIA, O SUSTENTÁVEL CONVÍVIO ENTRE A NATUREZA - Adolfo Vidal

 

Pode encomendar através dos seguintes contactos:

Casa Museu Egas Moniz museuegasmoniz@cm-estarreja.pt 968819543

Biblioteca Municipal biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt | 234 840 614

 


Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário