sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

INÍCIO DA RENOVAÇÃO DO TEATRO AVEIRENSE


Teve início esta semana a empreitada de renovação do Teatro Aveirense, um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 1.499.294,54€, que visa intervir de forma generalizada na conservação das infraestruturas, equipamentos e organização funcional e que está a ser levada a cabo pela empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda.

A opção de renovar o Teatro decorre da utilização intensiva e da ausência de ações regulares de manutenção e de renovação do edifício desde a última grande intervenção de reabilitação, em 2003. A empreitada engloba toda a estrutura e os seus elementos construtivos, as redes de infraestruturas, todos os equipamentos mecânicos e à sua organização funcional, assim como a capacitação ao nível da modernização do equipamento e dos meios de comunicação.

Aposta na Valorização Cultural
Esta obra tinha apontado o seu início para julho de 2021, mas a evolução da Pandemia do Covid-19 determinou o encerramento do Teatro Aveirense sem data perspetivada para a sua reabertura, e estando criada todas as condições necessárias, decidimos iniciar desde já estas obras.

Impossibilitados de comemorar os 140 anos do Teatro Aveirense (que se assinalam a 5 de março) com a programação cultural que estava definida, perspetivamos agora assinalar essa data de referência com a “prenda” da inauguração do renovado Teatro na sua reabertura perspetivada para setembro de 2021, e uma programação alusiva (caso nos seja permitido pela evolução da Pandemia e pelas regras em vigor à data).

Numa altura em que a CMA prossegue com o processo de valorização cultural do Município, assente no Plano Estratégico para a Cultura e na Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, a reabilitação do edifício do Teatro Aveirense é mais um importante passo de crescimento qualitativo a este nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário