quarta-feira, 31 de março de 2021

Iniciativa Liberal Coimbra alerta para a desinformação ambiental que afecta o concelho

Município e entidades locais fomentam a desinformação junto da população relativo à possível instalação de campo de golfe em Coimbra na margem do Mondego.

A Iniciativa Liberal Coimbra considera que o recente debate em torno da recente remoção, por parte do município de Coimbra, da cobertura arbórea nos terrenos próximos da ponte da Portela, junto ao rio Mondego, e de uma suposta futura infraestrutura associada à prática do golfe que aí poderá surgir tem de se alicerçar em factos e não em preconceitos. Muitas das vozes que têm criticado aquela medida parecem apoiar-se em argumentos sem fundamento
científico, fomentando o alarmismo ambiental local, sem contribuir para o esclarecimento dos cidadãos ou para a defesa do próprio meio ambiente.

A Iniciativa Liberal Coimbra considera que possível instalação de uma infraestrutura no local, como seria o caso de um campo de golfe, tem de ser discutida considerando os seus méritos e deméritos, tendo nomeadamente em conta que tal poderá constituir uma oportunidade da revitalização da área, tanto a nível económico, como do ponto vista turístico.

As decisões políticas não devem basear-se em discursos emocionais de ocasião, mas antes ser alicerçadas em considerações racionais, que ponderem de forma apropriada todas as vantagens e desvantagens da afectação que possa ser feita de uma determinada parcela do território.

“Assistimos com surpresa que haja quem defenda que o suposto campo de golfe possa contribuir para a degradação da qualidade da água consumida em Coimbra, proveniente da estação da Boavista. Ora, a norte da referida estação, e até mais próxima desta do que o suposto futuro campo de golfe, temos uma área agrícola com dimensão bem superior, e onde desde há algum tempo têm vindo a ser aplicados herbicidas e fertilizantes. Até hoje, não se viu ninguém preocupado com a proximidade deste campo agrícola com a estação da Boavista, nem com as suas implicações ao nível da contaminação dos lençóis freáticos. A preocupação com os alegados riscos que um campo de golfe representaria para a qualidade da água deveria por isso, antes de mais, ter em conta que os requisitos legais de vigilância e tratamento impostos seriam bastante mais rigorosos para esse possível atractivo turístico do que o que é exigido às explorações agrícolas já existentes.” afirma Romeu Gerardo, Eng. do Ambiente e membro da Iniciativa Liberal Coimbra.

A Iniciativa Liberal Coimbra vai continuar a acompanhar de perto este assunto e não deixará de exigir ao município de Coimbra o máximo de transparência nesta matéria, para que o debate em torno deste tema seja genuinamente informado, esclarecido e racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário