sábado, 27 de março de 2021

Pelo menos 10 detidos no Reino Unido em manifestação sobre nova lei

As autoridades policiais da cidade inglesa de Bristol anunciaram hoje a prisão de 10 pessoas durante a terceira noite de protesto contra uma nova lei de policiamento.

Centenas de manifestantes contra o projeto de lei de Polícia, Crime, Penas e Tribunais fizeram um protesto sentado em frente a uma esquadra de polícia na cidade do sudoeste da Inglaterra, na noite de sexta-feira, e alguns lutaram com os policias que tentaram interromper a reunião.

A força policial de Avon e Somerset disse no sábado que ovos, garrafas e tijolos foram atirados para os policiais e que um cavalo da polícia foi pintado com tinta.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, condenou o que chamou de "ataques vergonhosos contra as autoridades policiais em Bristol".

Os nossos polícias não deveriam ter de enfrentar tijolos, garrafas e fogos de artifício atirados por uma multidão que promove a violência e danos à propriedade", disse, no Twitter.

"A polícia e a cidade têm o meu total apoio", acrescentou o governante.

O projeto de lei, que está atualmente em discussão no Parlamento, dá à polícia poderes mais fortes para restringir protestos.

Duas outras manifestações contra a legislação, apelidadas "Kill the Bill", realizadas esta semana em Bristol, também resultaram em confrontos, tendo a polícia culpado uma minoria de desordeiros entre os manifestantes pacíficos.

A conduta e as prioridades da polícia na Grã-Bretanha estão sob intenso escrutínio após a morte de Sarah Everard, uma londrina de 33 anos que desapareceu enquanto caminhava para casa depois de visitar um amigo em 3 de março. Um polícia foi acusado de a ter assassinado.

As tensões aumentaram quando a polícia interrompeu uma vigília na memória de Everard por violar as restrições ao novo coronavírus que impediam reuniões em massa.

Fonte e imagem: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário