segunda-feira, 5 de abril de 2021

Informações úteis sobre os Censos 2021

Desde esta segunda-feira, dia 5 de abril, começaram a ser distribuídas pelas caixas de correio cartas com os códigos que vão permitir aos cidadãos responder pela internet ou por telefone ao inquérito relativo aos Censos 2021.

Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.

Uma vez recebida a carta com os códigos, os cidadãos devem fornecer os dados do programa censitário entre 19 de abril e 3 de maio.

A recolha de dados decorre preferencialmente pela internet ou por telefone no âmbito do plano de contingência estabelecido para debelar as dificuldades causadas pela crise pandémica.

O principal objetivo do recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caracterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados.

Todo o processo é gratuito, estando assegurada toda a confidencialidade associada às respostas. A resposta a este inquérito é obrigatória por lei, de acordo com o Decreto-Lei nº 54/2019, de 18 de abril.

Devido à crise pandémica, foi delineado um plano de contingência que reforça a resposta aos Censos através da Internet, com apoio à população através de uma linha telefónica, o que permite uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos, reduzindo, ao indispensável, os contactos entre recenseadores e população, em número e duração.

Os cidadãos com maior dificuldade na resposta através da internet ou que estejam impedidos de contacto presencial por razões de saúde pública podem responder aos Censos 2021 através da linha telefónica que será única e exclusivamente para esse efeito.

Para qualquer esclarecimento adicional os cidadãos devem contactar a junta de freguesia da sua área de residência.

Mais informações sobre os Censos 2021 em censos.ine.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário