segunda-feira, 5 de abril de 2021

Marinha Grande | CÂMARA COLOCA 200 ARMADILHAS PARA CAPTURAR VESPA ASIÁTICA

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, iniciou a colocação de armadilhas para capturar a vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax) no concelho.

Estão a ser colocadas 200 armadilhas seletivas para capturar a vespa asiática, que estão devidamente identificadas com um rótulo e que estão a ser distribuídas por todo o concelho da Marinha Grande.
Após a colocação das armadilhas serão efetuadas quinzenalmente ações de monitorização das armadilhas, trocando os atrativos e efetuando a contagem das vespas capturadas.
O objetivo da colocação das armadilhas consiste na captura das fêmeas fundadoras, antes da formação de novos ninhos, permitindo a redução do número de ninhos e consequentemente evitar a reprodução e o aumento exponencial do número de vespas asiáticas adultas.

No ano de 2020, através deste método, foram capturadas cerca de 4500 vespas, sendo que ao longo do no ano de 2020 foram detetados e destruídos 106 ninhos em todo o concelho.

Estas intervenções são apoiadas pelo Fundo Florestal Permanente.

Todos os ninhos primários e definitivos intervencionados pelo município foram registados na plataforma STOPVespa (http://stopvespa.icnf.pt/).

Em caso de avistamento de ninhos, deve contactar a Câmara Municipal da Marinha Grande através dos seguintes contactos: 244 57 33 00 ou proteccao.civil@cm-mgrande.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário