terça-feira, 27 de abril de 2021

Leiria | Município reforça sistema de análises à água do Rio Lis

 

O Município de Leiria vai reforçar o sistema de monotorização da qualidade da água do rio Lis, com realização de análises mensais em diversos pontos do rio, de modo a apurar as zonas onde se registam focos de poluição.

Esta medida faz parte de um percurso que se iniciou com a caracterização da Rede Hidrográfica do Concelho de Leiria, a partir da qual se estabeleceu um plano de ação para melhoria da qualidade da água do rio, e que teve em conta os resultados das análises realizadas em 2019 pela Oikos.

Na recolha efetuada este ano pela associação, registaram-se alguns pontos com valores acima da última monotorização, mas dado tratar-se de apenas uma recolha anual, o Município decidiu avançar com análises mensais com o objetivo de ter uma leitura mais regular da situação.

Após a referida caracterização da Rede Hidrográfica, iniciou-se um conjunto de ações em parceria com as várias entidades responsáveis pela gestão das massas de água, nomeadamente a APA-ARH Centro e SMAS, tendo já sido desencadeadas várias ações, como a criação de um Serviço Municipal de Vigilância Ambiental que, em conjunto com as várias entidades, definiu os locais de amostragem que resultaram na criação de uma rede de monitorização com periodicidade mensal, que se iniciou a 22 de março.

Ontem mesmo teve lugar a segunda recolha de amostras que estão a ser tratadas no Laboratório dos SMAS e que nos permitirão ter uma análise comparativa mensal, dados que constituirão um histórico de avaliação da qualidade de água do Rio, até agora inexistente.

O Município vai dar continuidade ao trabalho de reabilitação da rede de saneamento, nomeadamente na Rua dos Mártires, na Av. Nossa Senhora de Fátima e na Avenida General Huberto Delgado, o que minimizará problemas de poluição no troço urbano.

Ainda este ano estão previstas a limpeza e reabilitação do caneiro cidade, bem como ações de fiscalização com recurso a equipamentos de deteção de ligações indevidas.

A própria OIKOS, no âmbito das parcerias com a Câmara, reunirá com os SMAS e Equipa de vigilância ambiental, no sentido de uniformizar procedimentos e acompanhar a monitorização do respetivo processo.

Recordamos ainda que está em curso, desde março, o Plano Estratégico de Reabilitação das Linhas de Água (PERLA) que delineará e definirá prioridades e as soluções tipo para as diferentes linhas de água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário