terça-feira, 27 de abril de 2021

Marinha Grande | INVESTIMENTO DE 250 MIL EUROS

Requalificação do Largo de Nossa Sr.ª da Ajuda na Passagem
O Largo de Nossa Senhora da Ajuda, no lugar da Passagem, em Vieira de Leiria, vai ser requalificado através de um investimento de cerca de 250 mil euros da Câmara Municipal da Marinha Grande, com o objetivo de beneficiar o espaço e promover a mobilidade. O respetivo projeto de execução foi aprovado na reunião de 26 de abril.
O Largo Nossa Senhora da Ajuda é um espaço público central, onde as pessoas se reúnem e se celebram os eventos mais importantes. A intervenção visa melhorar as condições de utilização do espaço, conjugando e disciplinando todas as funções que o mesmo tem que garantir – utilização viária; utilização mista; utilização pedonal; estacionamento e acessibilidade.

A solução definida para o espaço, condicionado pela ocupação parcial com a Capela de Nossa Senhora da Ajuda, permitirá a plantação de árvores em zonas limítrofes das bolsas de estacionamento. Na envolvente direta da Capela é proposta a inclusão de floreiras amovíveis.

Em termos de acessibilidades, as passadeiras encontram-se materializadas em calçada grossa de granito e calcário branca e, naturalmente, está definida a utilização de pavimento tátil e direcional, com vista a garantir a sua leitura e adequada utilização, de forma autónoma, por pessoas com mobilidade condicionada.

A intervenção estende-se também aos eixos viários. Assim, os troços das ruas do Boco e da Vieira serão alvo de intervenção com a alteração do atual piso betuminoso para pavimento em granito e calcário, estando prevista a utilização de paralelos nas passadeiras marcações viárias e na faixa de rodagem. A implementação desta solução de acalmia de tráfego pretende reforçar o carácter pedonal da área e reduzir a velocidade de atravessamento.

A intervenção é complementada com uma remodelação da rede de iluminação pública e equipamentos de iluminação pública existentes, no sentido de reduzir os consumos de energia e de melhorar os níveis de iluminação disponíveis no local.

A drenagem pluvial é também uma preocupação que se encontra refletida nas soluções de projeto a implementar.

A estimativa orçamental do projeto de execução é de 244.548,00€, acrescidos de IVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário