terça-feira, 27 de abril de 2021

Leiria | Transportes públicos e estacionamentos terão sistema para informação em tempo real


O Município de Leiria vai lançar uma Plataforma de Gestão Integrada da Mobilidade que irá permitir aos utilizadores dos transportes públicos e utentes dos estacionamentos obter informação no momento sobre os tempos de espera e os lugares disponíveis nos parques.

Esta é uma solução tecnológica com interface web que garantirá uma gestão transversal e centralizada da informação dos vários subsistemas ou serviços de mobilidade instalados em meio urbano.

Com esta medida, que implica um investimento de 816 mil euros e que tem um prazo previsto de execução de 500 dias, o Município pretende facilitar o acesso à rede transportes e incentivar o uso quotidiano de modos suaves de mobilidade, para além de promover novos modos e hábitos de deslocação, através da optimização do transporte público e da racionalização do uso do carro enquanto meio individual.

A partir da criação do Portal Público e da consequente Aplicação Móvel de Mobilidade, a plataforma permitirá ao utilizador terá acesso a um conjunto de informações em tempo real, tais como o tempo de espera em 82 paragens de autocarros da rede Mobilis, o número de lugares de estacionamento existentes em parques e arruamentos, planear trajetos mais curtos para o estacionamento desejado, alertas sobre anomalias no sistema de transportes ou parques (obras, eventos) e ainda responder a questionários.

Este projeto é ainda uma fase experimental que, no futuro, terá capacidade para outras funcionalidades e ser aplicável a outros domínios de gestão da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário