terça-feira, 27 de abril de 2021

No âmbito do Dia Mundial do Livro: Biblioteca Municipal assinala Dia Mundial do Livro com webinar

Mais de uma centena de pessoas, na sua maioria profissionais de Biblioteca e Documentação, de Ensino e Educação assistiram no passado dia 23 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial do Livro, a um webinar sob o tema “As bibliotecas face ao seu futuro – como fazer uma biblioteca cada vez mais significativa a cada dia?”.

Realizada no âmbito das atividades da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Região de Coimbra (RIB – RC), esta iniciativa contou com a organização da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC) e contou ainda com apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

A iniciativa teve como oradoras as bibliotecárias Ana Paula Neves, de Tábua, Paula Silva, de Penacova, Teresa Paixão, de Cantanhede e Vicência Oliveira, de Góis, e moderador, Bruno Eiras, Subdiretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). No seguimento do curso “Las bibliotecas ante su futuro: cómo conseguir que una biblioteca tenga cada día más sentido?”, que as quatro bibliotecárias municipais frequentaram à distância, durante o ano de 2020, na Universidad Europea Miguel Cervantes, em Valladolid, as referidas técnicas propuseram-se partilhar com outros profissionais interessados, através deste webinar, alguns dos conteúdos aprendidos.

Durante a sessão foram analisadas algumas questões que se colocam atualmente às bibliotecas, um pouco por todo o mundo e que se prendem, sobretudo, com a generalização da Internet e dos meios de informação digitais e a alteração que se verifica na tipologia de utilizadores que procuram as bibliotecas e no acesso aos seus serviços.

Este foi o primeiro do Ciclo de Webinares intitulado "Relevância, Participação, Inclusão: a Biblioteca Pública hoje", que a RIB - RC dinamizará ao longo do ano de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário