quinta-feira, 29 de abril de 2021

Município de Cantanhede disponibiliza armadilhas de captura de vespas velutina

 Atribuídas a apicultores do Concelho

No âmbito da estratégia delineada para o combate à Vespa Velutina, a Câmara Municipal vai disponibilizar cerca de 600 armadilhas a apicultores do concelho de Cantanhede, tendo em vista o controlo de ninhos existentes, e prevenindo assim, a criação e o desenvolvimento de novos ninhos. Tendo como principal objetivo minimizar os efeitos negativos que a vespa velutina tem no meio ambiente e na biodiversidade, estas armadilhas serão entregues aos apicultores pelas respetivas juntas e uniões das freguesias, que, desde a primeira hora se disponibilizaram a colaborar no desenvolvimento desta ação.

Para o efeito, os apicultores interessados deverão estar inscritos na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e apresentar explorações apícolas ativas no concelho, ficando assim, de forma voluntária e responsável, encarregues pela instalação, manutenção, substituição do atrativo e posterior recolha, evitando o seu abandono, originando impacto negativo no equilíbrio dos ecossistemas. A forte predação da Vespa Velutina por abelhas e de outros insetos polinizadores, que leva a uma redução significativa das populações destes insetos, fundamentais para a manutenção da vegetação natural e perpetuação de espécies.

A iniciativa insere-se no estudo que a Proteção Civil Municipal se encontra a desenvolver e que tem por objetivo avaliar a relação entre a colocação de armadilhas para captura das vespas fundadoras e o aparecimento de novos ninhos.

Recorde-se que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver uma intensa campanha de monitorização e controlo da vespa velutina (ou vespa asiática) no concelho, logo que esta praga foi detetada no concelho, em 2015, na freguesia de Murtede. Desde essa altura, todos os ninhos identificados, num total de 1074, foram destruídos e, desses, 436 só no último ano. Este número reflete um crescimento de 12,5% relativamente face ao ano anterior, o que se explica em grande medida pelo efeito das campanhas de sensibilização desencadeadas para mobilizar os munícipes a reportarem rapidamente aos serviços camarários os vespeiros que surjam no território e também pela capacidade de resposta das equipas que procedem à sua destruição.

A sinalização dos vespeiros deve ser comunicada aos serviços da Proteção Civil Municipal de Cantanhede através do número 231 423 818 (09h00 – 17h00 de segunda a sexta-feira) ou através dos endereços geral@cm-cantanhede.pt e protecao.civil@cm-cantanhede.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário