quinta-feira, 20 de maio de 2021

Ansião | O Museu veio à aldeia de Ateanha


Foi hoje inaugurada a exposição “Arte na Comunidade”, no lugar de Ateanha, na Freguesia de Alvorge, no âmbito do projeto “Museu na Aldeia”.
O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, da Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, e do Presidente da Junta de Freguesia, José Barbosa, e consistiu na apresentação à comunidade pelo Diretor do Centro de Artes das Caldas da Rainha de uma peça da sua coleção, “David’s Bench” (O Banco de David), da autoria da artista alemã Susanne Paucker.

A população foi envolvida em momentos de confraternização e interação, através da música e da leitura, por um popular da aldeia, de um poema da sua autoria.

Promovido pela SAMP - Sociedade Artística e Musical dos Pousos, e integrado na programação da Rede Cultura 2027, esta iniciativa de intervenção artística e social, apresentado à comunidade de Ateanha no passado dia 6 de abril, tem como objetivo levar exemplares museológicos a populações séniores com mais de 65 anos residentes em territórios isolados e com baixa densidade populacional dos 26 municípios que integram a Rede Cultura 2027.

A peça, instalada na via principal de acesso à aldeia, constitui o ponto de partida para o desenvolvimento das etapas seguintes do projeto, nas quais os idosos serão convidados a discutir, refletir e reinterpretar conjuntamente a peça apresentada na sua aldeia – “O Museu vai à Aldeia”, dando origem a uma nova criação artística que será, posteriormente, apresentada nos museus pelos participantes comunitários – “A Aldeia vai ao Museu”, como resultado da experiência de partilha, envolvimento e inspiração entre arte, comunidades e museus.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 21 junho, e os interessados em visitá-la e desfrutar da belíssima vista daquele local, deverão cumprir todas as medidas de segurança em vigor, nomeadamente a utilização de máscara e o distanciamento físico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário