quinta-feira, 20 de maio de 2021

Leiria | Crianças e Jovens do Concelho ajudam na sensibilização para o Dia Europeu do Mar


Cerca de 150 crianças, jovens e utentes de uma Instituição de Solidariedade Social participaram esta quinta-feira, na praia do Pedrógão, numa ação de sensibilização sobre a importância dos ecossistemas marinhos, recolhendo do areal 840 quilogramas de lixo Marinho, no âmbito do Dia Europeu do Mar.

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) celebrou este dia com entusiasmo, já que este momento educativo permitiu perceber como, de ano para ano, estes participantes se mostram cada vez mais conscientes dos impactos que o Lixo Marinho. Não apenas no presente, mas de forma mais acentuada no futuro se toda a população não ganhar consciência dos impactos do impacto dos seus atos do dia-a-dia, e se não forem tomadas medidas de mitigação para este tipo de poluição.

Muito devido a todo o trabalho educativo que é feito nas escolas a priori - também muitas vezes em parceria com o CIA - os alunos das várias escolas que participaram como voluntários nesta ação possuem já noções importantes sobre todo o percurso que o lixo faz até chegar ao Mar, sendo momentos como este uma excelente oportunidade para observar in loco aquilo que aprendem nas suas aulas e projetos educativos.

Sem dúvida que ver com os próprios olhos e “pôr as mãos na massa” são as melhores formas de apreender os conteúdos previamente transmitidos, já que podem ser demonstrados e comprovados pelos próprios, ao mesmo tempo que compreendem o valor da manutenção destes espaços naturais.

No final desta ação, os participantes puderam contar várias aprendizagens, como por exemplo identificar o tipo de lixo mais encontrando na zona costeira do Concelho, perceber a importância de não pisotear as dunas ou ainda estabelecer a diferença entre lixo marinho – subprodutos de objetos criados pelos seres humanos – e restos de material orgânico.

Para algumas escolas que se mostraram interessadas em celebrar o Dia Europeu do Mar com o CIA, foram ainda dinamizadas três oficinas em formato online, com a autora Danuta Wojciechowska, que falou às crianças do ensino básico sobre o que significa “Contar com o Mar”.

Também durante toda esta semana e a próxima estão a ser dinamizadas as ações “O Mar começa aqui”, no âmbito do projeto Eco Escolas, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, que chamará à atenção de todos para o problema do Lixo Marinho numa das suas origens – ou seja, nas sarjetas de águas pluviais para onde vai uma grande quantidade do lixo que acaba no Mar.

Esta atividade é outra forma de sensibilização que pretende marcar de forma visível, através da pintura de sarjetas com figura alusivas ao mar, a importância de não colocar dejetos no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário