quinta-feira, 20 de maio de 2021

Cerca de 70 artistas dão cor ao Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Painel artístico conta com a colaboração de prestigiados artistas como Cabrita Reis, Pedro Calapez e Fernanda Fragateiro, entre outros. A inauguração, marcada para o próximo dia 24 de Maio, às 15h30, marca o regresso a uma relativa normalidade, pós-confinamento.

Foram 66 os artistas que, num gesto solidário, se juntaram para dar cor às paredes do átrio do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - IP-CHUC. Sob o mote "Dar Cor ao Pediátrico", esta foi uma iniciativa solidária da Associação Académica de Coimbra (AAC), em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e o Colégio das Artes (CA).

Para Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da FMUC, “a Medicina e a Arte assumem ligações tão antigas como íntimas. A voz e a mão do médico e dos profissionais de saúde encerram um poder insubstituível, razão maior para que a relação médico-doente seja atualmente candidata a património cultural imaterial da humanidade. Nesta medida, a generosidade dos estudantes da AAC, o acolhimento institucional do Hospital Pediátrico e do CHUC e a genialidade do Colégio das Artes e dos Artistas, só poderiam ser encaradas pela Faculdade de Medicina como mais um relevante contributo para que a Arte e a Medicina se encontrem de novo, sob o olhar agradecido das nossas crianças."

Como explica o presidente da AAC, Daniel Azenha "o projecto tem como principal objetivo tornar a passagem pelo Hospital Pediátrico mais afetiva. Existe uma ligação muito estreita entre os cuidados médicos de qualidade e o bem-estar do doente, e por isso quisemos dar mais alegria a todas as crianças que passam pelos corredores do Hospital Pediátrico.”

Com uma área total de 2,85 metros de altura e 13,5 de comprimento, é em azul e branco que se encontram representados no painel uma série de elementos gráficos que apelam ao imaginário de quem atravessa o átrio do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. António Olaio, Diretor do Colégio das Artes da UC, acrescenta ainda que viu "neste projeto uma intervenção com um enorme potencial de mobilização artística, o qual foi confirmada pela participação entusiástica dos artistas envolvidos”.

A inauguração está marcada para dia 24 Maio, como forma de assinalar o regresso a alguma normalidade, após um período marcado por fortes restrições de circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário