terça-feira, 11 de maio de 2021

Aveiro | Comemorações do feriado municipal

 Avenida D. António Francisco dos Santos e os Arcanjos de Paulo Neves 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) celebra esta quarta-feira, dia 12 de maio, o Feriado Municipal com destaque para a Sessão Solene, pelas 11h00, no Centro de Congressos de Aveiro, o descerramento da placa toponímica de D. António Francisco dos Santos e a apresentação da escultura “Arcanjos” do artista Paulo Neves. Esta ações contarão com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves e do Presidente da AMA, Luís Souto.

Avenida D. António Francisco dos Santos e os “Arcanjos” de Paulo Neves

O momento de atribuição do topónimo de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro entre 2006 e 2014, acontece pelas 19h00, na nova Avenida que liga a Alameda Silva Rocha à Avenida Vasco Branco e seguindo até à futura rotunda do Túnel de Esgueira.

Nesse âmbito será feita uma apresentação da escultura “Arcanjos”, do artista Paulo Neves, já patente em duas rotundas que fazem a ligação da nova Avenida D. António Francisco dos Santos, entre a Alameda Silva Rocha e a Avenida Vasco Branco, sendo que a escultura só estará completa com a colocação das peças na futura rotunda do Túnel de Esgueira.

A opção da CMA por esta obra, tem em D. António Francisco dos Santos um elemento central, considerando a sua capacidade de tornar a relação de tantos Homens com Deus, mais próxima e mais fácil.

Composta por três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, a esta instalação ficará a faltar a escultura de São Rafael, a implantar na nova rotunda da Rua de Viseu, em Esgueira. Nesse momento será feita a explicação do simbolismo desta relevante obra de arte.

Outras ações

O dia começa com um grande concerto das torres sineiras de Aveiro, pelas 10h00 (Sé, Paços do Concelho, Vera Cruz, Carmo, Museu de Aveiro / Santa Joana), interpretando a obra de Abel Chaves, “Gaudeamus Cum Campanis Averii”.

Como já é tradicional teremos a Eucaristia, pelas 16h00, na Sé de Aveiro em honra da Padroeira Santa Joana, enquanto que pelas 17h30, no mesmo local, será apresentado o livro “Memorial de Santa Joana e crónica da fundação do Mosteiro de Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário