terça-feira, 11 de maio de 2021

Município da Covilhã garante melhores condições na prevenção e combate aos incêndios

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, em reunião ordinária privada do executivo realizada no passado dia 07 de maio, um protocolo que vai permitir que o concelho passe a contar com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), constituída por cinco bombeiros profissionais que terão a missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações. O protocolo, que será subscrito pelo Município da Covilhã, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (AHBV), regula as condições de contratação, funcionamento e manutenção pela AHBV dos elementos que integrarão a EIP. A ANEPC e a Autarquia comparticipam em partes iguais nos custos (cerca de 37 mil euros cada entidade) decorrentes da remuneração dos elementos da EIP.

Esta iniciativa tem como objetivos melhorar as condições de prevenção e socorro face a incêndios, acidentes e catástrofes, garantindo resposta rápida e eficaz às ocorrências que impliquem socorro às populações e defesa dos seus bens. O protocolo prevê ainda a valorização dos bombeiros voluntários, enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando.

Na mesma reunião camarária, foi também aprovado um protocolo que estabelece um apoio financeiro de 25 mil euros da Autarquia aos Bombeiros Voluntários da Covilhã destinado a criar um Serviço de Brigadas de Heliporto para elevar a capacidade de resposta do Heliporto Municipal. A estrutura, constituída nas Cortes do Meio como base para operação ao dispositivo de combate a incêndios florestais da ANEPC, contará assim com a presença de uma brigada de dois elementos dos Bombeiros e um veículo especial de combate a incêndios (VECI), no período de 15 de maio a 15 de outubro de 2021, entre as 08H00 e as 20H00, permitindo um incremento de meios humanos, equipamentos e operacionalidade.

“Esta 2ª EIP vem dar maior capacidade de resposta, mais prontidão e mais eficácia no combate a qualquer catástrofe que possa ocorrer no nosso concelho, nomeadamente nos fogos florestais, em que uma atuação rápida, logo nos primeiros minutos da ocorrência, é absolutamente fundamental”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.

Para o autarca, “o Município, através de um conjunto de medidas sólidas e concretas, quer garantir atempadamente as melhores condições na prevenção e combate aos incêndios florestais e noutras áreas de proteção e socorro”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário