segunda-feira, 17 de maio de 2021

Câmara de Águeda alarga apoio psicológico prestado às crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Concelho

 Serviço de avaliação e acompanhamento psicológico é prestado pelo GAPSI e por três instituições com quem o Município estabeleceu parcerias.

A Câmara Municipal de Águeda amplia o apoio prestado na avaliação e acompanhamento psicológico das crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) a todo o concelho, alargando, assim, a parceria estabelecida com as três instituições que cooperam com o Município nesta área: Centro Social e Paroquial da Borralha, Os Pioneiros – Associação de Pais de Mourisca do Vouga e a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga.

O apoio psicológico nas escolas do concelho é realizado através do GAPSI (Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico), num trabalho que envolve técnicos especializados da Autarquia e destes três parceiros.

Este gabinete desenvolve a sua atividade em articulação com as escolas do Concelho visando prestar apoio psicológico a crianças que apresentem problemas emocionais que lhes condicionem, de algum modo, as suas aprendizagens e que desencadeiam, por vezes, comportamentos desajustados.

Os protocolos agora assinados preveem uma maior abrangência geográfica do apoio psicológico prestado e um reforço do trabalho do GAPSI, o que obviamente implicou um aumento da comparticipação financeira para que o serviço possa ser garantido pelas instituições parceiras.

No âmbito deste trabalho e perante a sinalização de crianças que necessitam de intervenção psicológica, têm sido realizados uma média global de 250 acompanhamentos psicológicos a crianças destes dois níveis de ensino.

Segundo os pressupostos dos três protocolos assinados com cada uma das referidas entidades, está previsto que, em caso de necessidade, o apoio psicológico pode ser alargado à população em geral.

Em complemento a este trabalho, de salientar o apoio e acompanhamento das crianças do Pré-Escolar e 1.º CEB que é também disponibilizado pela Câmara Municipal de Águeda ao nível da Terapia da Fala.

 

Fotos:

psicologia: Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda e José Carlos Pereira, presidente da direção do Centro Social e Paroquial da Borralha

psicologia2: Elsa Corga, Vereadora da Educação e Ação Social; Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda; e Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga

psicologia3: Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda e José Carlos Arede, presidente da direção d'Os Pioneiros

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário