sábado, 31 de julho de 2021

Animação de Verão com iniciativas nas praias do concelho de Cantanhede conta com o Espetáculo de fado com António Ataíde na Praia da Tocha

É já no próximo sábado, 31 de julho, pelas 21h15, que o Largo da Fonte, na Praia da Tocha, vai receber o espetáculo de fado de Coimbra de António Ataíde. A iniciativa está inserida na Animação de Verão que o Município de Cantanhede preparou para este ano e contará com a participação de Bruno Costa, exímio instrumentista de guitarra de Coimbra cujas raízes cantanhedenses se reafirmam, e Nuno Miguel Botelho, na viola de fado.

O espetáculo será também uma oportunidade para homenagear o Fado de Coimbra enquanto património imaterial da humanidade, através dos seus poemas cantados e poesia, apresentando um recital/concerto muito agradável para o público em geral. Esta Serenata de Coimbra, em forma de espetáculo musical, é desenvolvida com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão e divulgação de um dos géneros musicais mais autênticos e característicos do nosso país e em particular da cidade de Coimbra – O Fado de Coimbra.

Com uma sonoridade muito própria e única, a Guitarra Portuguesa associada ao canto, na sua essência mais tradicional, faz deste género musical um dos expoentes máximos da nossa cultura, um despertar de sensações e emoções.

O grupo conta com a colaboração de vários elementos que desenvolveram e contribuíram, ao longo de vários anos, para uma melhor representação artística e musical, tendo em conta as raízes do Fado de Coimbra. Tem no seu repertório temas tradicionais e atuais.

Já no dia seguinte, 1 de agosto, será a vez do Quarteto Taboeira iniciar o seu ciclo de concertos pelas 16h00 na Praia Fluvial das Sete Fontes, a que se segue a Piscina Natural de Ançã, pelas 17h00m. Este grupo nasceu em 2000 em formato de duo, e evoluiu para a atual formação de quarteto em 2008. O seu reportório é particularmente direcionado para a música tradicional portuguesa, e outras adaptações.

Recorde-se que a atuação deste fim de semana se enquadra no vasto programa de Animação de Verão que o Município de Cantanhede preparou para este ano, com vários espetáculos nos principais espaços de veraneio do concelho, designadamente na Piscina Natural de Ançã, nas Praias Fluviais de Olhos da Fervença e Fluvial das Sete Fontes, e na Praia da Tocha.

O programa prevê uma diversidade de géneros musicais, sustentado na pretensão de chegar ao gosto e agrado do eclético público que frequenta e visita estes aprazíveis locais, fazendo cumprir todas as indicações da Direção Geral da Saúde, neste contexto de pandemia, com particular enfoque na animação deambulante, sem propiciar ajuntamentos entre pessoas.

Neste âmbito, todos os fins-de-semana (sábados e domingos) entre o dia 03 de julho e o dia 12 de setembro, irão realizar-se nestes locais, nomeadamente durante a tarde, atuações itinerantes de grupos e formações musicais do concelho de Cantanhede, e concertos ao sábado à noite na Praia da Tocha, com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha e da Associação de Moradores da Praia da Tocha. Esta estância balnear, acolherá também ao fim de semana, aulas de atividade física muito diversificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário