quarta-feira, 21 de julho de 2021

Antiga Escola Primária de Mogofores alvo de melhoramentos

 A União das Freguesias de Arcos e Mogofores levou a efeito a requalificação da sala poente da antiga Escola Primária de Mogofores, bem como da zona exterior (recreio da antiga escola), num investimento superior a 20 mil euros. A intervenção contou com o apoio do Município de Anadia, no âmbito dos acordos pontuais de colaboração que apoiam financeiramente as freguesias. A abertura simbólica aconteceu, no passado sábado, 17 de julho.

Segundo o presidente da UF Arcos e Mogofores, Fernando Fernandes, pretendeu-se com esta requalificação “preservar e melhorar as condições de utilização”. “Era uma intervenção necessária, dado que os espaços se encontravam muito degradados. Esta reabilitação, para além de ajudar a preservar um edifício secular, vai também, por agora, solucionar a carência de espaço e permitir a realização de mais atividades lúdico-culturais”, acrescentou.

Fernando Fernandes adiantou ainda que um edifício destes e com esta idade “vai necessitando de outras intervenções”, nomeadamente “ao nível do primeiro andar, do telhado, madeiras e pinturas, mas esta era muito urgente”. Agradeceu “a sintonia” e reiterou “a importância” dos acordos pontuais e de execução, entre as juntas de freguesias e o Município de Anadia, porque só assim “é possível termos outra capacidade de resposta às necessidades das pessoas e associações de atingirmos, estes e outros objetivos, já anteriormente conseguidos na nossa União de Freguesias”.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou a importância da realização da intervenção. “Um investimento que é, sem dúvida, uma mais-valia para toda a freguesia e para as pessoas que, assim poderão utilizar estes espaços com mais conforto e com maior dignidade, permitindo a polivalência na sua utilização”, afirmou.

De referir que a sala, agora recuperada, é utilizada pela ADABEM – Associação de Dadores de Sangue de Mogofores que dinamiza aquele espaço com diversas atividades. A ADABEM conta, atualmente com várias secções, designadamente grupo de cantares, running team, arte dance, turma de música, de lãs, de cavaquinhos, teatro, desenvolve ainda uma parceria com duas instituições de solidariedade da freguesia, o Centro Social Maria Auxiliadora e a “Bem Me Quer”.

Segundo o presidente da direção da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, João Alves, “todas estas atividades têm como principal objetivo, a promoção da dádiva de sangue. Criando sinergias entre vários associações e utilizadores do espaço, é também um convite para conhecerem todo o trabalho desenvolvido pela associação e captar novos voluntários que se entreguem com espírito altruísta na dádiva de sangue.”

Ainda no âmbito desta reabilitação, foi criado, no hall de entrada da sala, um recanto onde se encontra exposto o espólio do Grupo Desportivo de Mogofores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário