quarta-feira, 21 de julho de 2021

Castelo de Paiva | Projecto estimula processos artísticos do Tâmega e Sousa


Encontro Comunitário “ ALDEAR“ vai realizar-se no Lugar de Folgoso


No próximo dia 1 de Agosto será dia da realização da iniciativa "Aldear" em Castelo de Paiva, um projecto cultural que activa as comunidades de 11 aldeias e bairros dos municípios, que estimula processos artísticos na região do Tâmega e Sousa. Será um encontro entre as identidades locais e os métodos de 15 estruturas de criação artística contemporânea oriundas de várias partes do país, sendo que, a comunidade local junta-se às equipas artísticas em residência e convida o público para uma tarde de celebração e partilha.

O "Aldear" decorrerá entre 5 de Junho e 7 de Agosto de 2021, nas tardes de fim de semana, percorrendo 11 aldeias e bairros dos municípios do Tâmega e Sousa. Serão 11 dias de programação cultural, com 33 processos artísticos, envolvendo artistas contemporâneos oriundos de várias partes do país.

"Congregar, povoar, estabelecer, reunir e usufruir são sinónimos de 'Aldear', a designação adoptada para o projeto intermunicipal a desenvolver no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa. O 'Aldear' propõe a execução de um projecto artístico integrado que se caracteriza pelo envolvimento de três equipas artísticas em cada local de actuação, dinamizando diferentes públicos-alvo e grupos dessa comunidade, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e humanas a partir do trabalho artístico, perspectivando a execução de uma tarde de encontro comunitário, aberto ao público, capaz de valorizar o trabalho dos intervenientes e dinamizar o envolvimento amplo da comunidade do local de intervenção", explica a CIM do Tâmega e Sousa.

O programa em Castelo de Paiva arranca ás 16h30 em Folgoso, no Largo de Santa Bárbara, e junto ao Cavalete do Fôjo, com “ O Caminho das Biografias Extraordinárias de Folgoso “ e Marina Palácio com a comunidade local, sendo que ás 17h30 no Largo de Santa Bárbara esta agendada a MM.Mesa-Masseira e Heurtebise com a comunidade local.

Às 19 horas na zona envolvente ao Cavalete do Fôjo vai desenrolar-se a acção Aldeia balão e os aeronautas, seguindo-se um espectáculo de Teatro e Marionetas de Mandrágora em interacção com a comunidade local.

A entrada para este evento cultural é gratuita, e condicionada à lotação dos espaços e ás regras definidas pela DGS, sendo que, o acesso à mesa – centro cívico, efectua-se por ordem de chegada, com circulação de público em função das saídas de espectadores.

O acesso ao percurso artístico e à criação comunitária efectua-se mediante o levantamento de senha (no “infopoint”), no dia do encontro comunitário, por ordem de chegada, a partir das 16h00, podendo obter mais informações em : www.aldear.pt

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário