quarta-feira, 21 de julho de 2021

Barcelos | Edição de 2021 do Poliempreende do IPCA com números históricos


A edição regional do Poliempreende do IPCA de 2021 está a ser histórica, registando a participação de 25 equipas e cerca de 80 estudantes e alumni, em representação de 18 cursos de todos os ciclos de estudo das cinco Escolas da instituição.

Esta edição vai terminar no dia 30 de julho, quando as equipas defenderem os respetivos projetos perante um júri. Os três melhores serão premiados e a equipa vencedora irá representar o IPCA no concurso nacional, que terá lugar no Instituto Politécnico de Santarém, de 13 a 16 de setembro.

O arranque do Poliempreende de 2021, financiado pelo Projeto “Link Me Up – 1000 Ideias”, arrancou no passado dia 23 de junho, com a primeira sessão “PITCH de apresentação das ideias”.

Segundo Adriana Lago de Carvalho, diretora executiva do Praxis 21 do IPCA, “este ano temos algumas novidades, como um sistema de mentoria mais individualizado para cada projeto e a possibilidade das três primeiras equipas contarem com apoio especializado para o desenvolvimento de protótipo e prova de conceito”.

Para além de 100 horas de mentoria especializada, são dinamizadas seis ações de capacitação em áreas cruciais de transformação dessas ideias em projetos de negócio: Geração de Ideias e Modelos de Negócios, Plano de Negócios, Minimum Viable Product, Análise Económica e Financeira, Comunicação e Marketing e BUILD myPitch.

“O objetivo principal é criar um ambiente favorável à cocriação e à inovação, e dotar as equipas de ferramentas essenciais para avançarem com os seus projetos”, explica Adriana Lago de Carvalho.

Criado em 2013, o Poliempreende é uma rede de instituições de ensino superior, destinada a fomentar uma cultura empreendedora, que impulsione o desenvolvimento de competências relevantes para o mercado de trabalho.

Através de um concurso de ideias e de planos de negócios, o Poliempreende visa avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes do ensino superior politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados.

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário