quarta-feira, 21 de julho de 2021

HFF | Hospitalização Domiciliária

 

Unidade do Hospital Fernando Fonseca já tratou 100 doentes.

Desde que foi lançada, no final de 2020, e até ao dia 15 de julho passaram pelas cinco camas «virtuais» da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) um total de 100 doentes, com idades entre os 20 e os 99 anos.

A maioria dos doentes internados na UHD nos últimos oito meses situam-se na faixa etária entre 80 e 89 anos e as infeções do trato urinário foram a patologia associada a sensivelmente um terço dos doentes admitidos e internados em contexto de domicílio. No entanto, há um conjunto muito alargado de outras patologias, como a cardíaca ou respiratória, admitida a tratamento pela equipa multidisciplinar da unidade.

A assistência contínua, através da visita diária ao domicílio de uma equipa de profissionais de saúde, foi uma mais-valia para a saúde e bem-estar dos utentes: através deste modelo minimizaram-se possíveis infeções num contexto de pandemia e verificou-se uma redução de dias de internamento e de reinternamentos.

A prestação de cuidados de saúde de proximidade, no contexto domiciliário, e com apoio dos cuidadores da família, sobretudo nos pacientes mais idosos, aumentou o conforto dos utentes e mitigou os sentimentos de abandono e rejeição que provocam os internamentos hospitalares tradicionais.

Até ao final do ano, o HFF pretende ampliar a sua capacidade de hospitalização domiciliária para as 15 camas, oferecendo aos utentes dos concelhos da Amadora e de Sintra um serviço multidisciplinar de qualidade e rigor clínico, prestado com uma visão mais humanizada da saúde, baseada na proximidade.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário