domingo, 8 de agosto de 2021

Benfica começa campeonato com vitória sofrida

 Lucas Veríssimo e Waldschmidt marcaram nos primeiros 20 minutos, Rafael Martins reduziu. Encarnados jogaram reduzidos a dez durante mais de 40 minutos. 

O Benfica iniciou este sábado o campeonato com uma vitória sofrida (1-2) em Moreira de Cónegos. Os encarnados, que entraram neste jogo com o Moreirense com muitas alterações no onze inicial face ao último encontro, começaram a todo o gás, marcando dois golos nos primeiros 20 minutos por Lucas Veríssimo e Luca Waldschmidt.

À meia hora de jogo, Rafael Martins reduziu a desvantagem do Moreirense e até ao intervalo, apesar de oportunidades, o resultado manteve-se. Na segunda parte, Diogo Gonçalves foi expulso aos 55 minutos, deixando o Benfica reduzido a dez unidades, o que obrigou Jesus a mudar a estratégia e defender a vantagem no marcador.

Depois de ter começado a temporada com uma vitória importante na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Spartak de Moscovo, o Benfica estreou-se no campeonato num terreno onde perdeu pontos na época passada.

Para este encontro da primeira jornada da I Liga, Jorge Jesus prometeu mexer na equipa e cumpriu, dando a titularidade a um meio-campo totalmente renovado. Meitê, reforço da formação encarnada, fazia dupla com Taarabt.

Gil Dias rendeu Grimaldo no lado esquerdo do meio campo encarnado e, no ataque, destaque para a presença de Everton e Waldschmidt. A defesa foi o único setor onde Jesus não abdicou dos habituais titulares, Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen.

Sem o lesionado Seferovic, Gonçalo Ramos era o homem mais avançado do ataque encarnado e, logo aos seis minutos, aproveitou o espaço no flanco esquerdo para entrar na área e criar dificuldades à defesa da equipa da casa. O lance foi desviado pelo guardião Pasinato, pela linha final.

Na sequência do pontapé de canto, a bola sobrevoou a área e, após vários ressaltos, o central Lucas Veríssimo colocou a bola no fundo da baliza do Moreirense, abrindo o marcador.

Logo a seguir, um dos casos do jogo. Waldschmidt fugiu aos centrais do Moreirense e Artur Jorge derrubou o avançado alemão junto à meia-lua. O árbitro assinalou falta e mostrou o vermelho direto ao central do emblema minhoto. No entanto, o VAR alertou o juiz da partida que tinha dúvidas sobre a expulsão. Depois da revisão das imagens, o árbitro Vítor Ferreira reverteu a decisão.

Mas o Benfica não abrandou o ritmo e, aos 20 minutos, Diogo Gonçalves fugiu pelo lado direito do ataque. Tentou servir Gonçalo Ramos, mas Artur Jorge cortou a bola. O corte foi incompleto e a bola sobrou para Waldschimdt, que não teve problemas em bater, pela segunda vez, o guardião Pasinato, aumentando a vantagem do Benfica no encontro.

Na reta final da primeira parte, Vlachodimos mostrava alguma insegurança, mas logo se redimiu, negando o golo a Abdoulaye com uma boa defesa. Aos 40 minutos, o Benfica esteve próximo do terceiro golo.

O reforço Meitê mostrou a sua qualidade de passe, com um lançamento vertical para Gonçalo Ramos. Perante a hesitação de Pasinato, o avançado do Benfica aproveitou o espaço e rematou à barra.

Na segunda parte, o Benfica ficou reduzido a dez unidades. Aos 52 minutos, Diogo Gonçalves fez uma falta dura sobre Abdu Conté e o árbitro, numa primeira análise, mostrou amarelo. No entanto, o VAR alertou-o de que a falta foi mais dura do que se pensava, revertendo a decisão para um cartão vermelho direto.

Jorge Jesus sabia que esta expulsão deixava a equipa desequilibrada e depressa fez duas substituições, lançando dois homens com características defensivas: Gilberto e Weigl. O Moreirense, em superioridade numérica, foi à procura do golo do empate, mas perdeu gás no ataque.

O treinador João Henriques demorou a refrescar a equipa e não quis arriscar em demasia, perante um Benfica que se manteve a gerir a vantagem curta no marcador.

Na reta final do jogo, o Moreirense fez um forcing final, mas havia muito mais coração e pouco discernimento na hora da construção.

Onze do Moreirense: Pasinato; Artur Jorge, Rosic e Abdoulaye; Yan Matheus, Fábio Pachedo, Filipe Soares e Abdu Conté; Walterson, Rafael Martins e Felipe Pires.

Suplentes: Svilar, Gilberto, Morato, Grimaldo, Weigl, Pizzi, Gedson, Rafa e Yaremchuck.

Onze do Benfica: Vlachodimos; Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen; Diogo Gonçalves, Meite, Taarabt e Gil Dias; Everton, Gonçalo Ramos e Waldschmidt.

Suplentes: Kewin Silva, Steven Vitória, Frimpong, Sori Mané, Franco, Ibrahima, Ismael, Galego e André Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário