sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Leiria | Árvore em risco de queda após ato de vandalismo

Um plátano de grande porte existente no Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião), Leiria, foi recentemente alvo de um episódio de vandalismo, deixando a árvore em risco de queda, o que obrigará ao seu abate por representar uma ameaça para a segurança de pessoas e bens.

O Município vinha já a monitorizar a situação biomecânica deste exemplar, que apresentava na base do tronco uma lesão, no sentido de assegurar condições para a sua subsistência.

Na sequência do episódio de vandalismo, em que foi queimada a sua base, a árvore apresenta uma cavidade de grandes dimensões, precisamente onde se verifica a sua maior fragilidade.

Neste sentido, não resta outra alternativa ao Município que não seja proceder à sua remoção, uma vez que a sustentabilidade do exemplar não se encontra garantida, existindo o risco de queda.

Esta operação, agendada para o próximo dia 9, a partir das 09:00, requer alguma logística, podendo ocorrer alguns condicionalismos ao trânsito na Rua Comissão de Iniciativa.

O acesso à zona envolvente da árvore encontra-se limitado.

O Município irá formalizar queixa junto das autoridades policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário