segunda-feira, 30 de agosto de 2021

RUI MASSENA EM CONCERTO NA COVILHÃ


Rui Massena apresenta o seu talento ao piano em concerto na Covilhã, no próximo sábado, dia 04 de setembro, às 21H30, no Largo do Calvário. "Piano Solo" é um espetáculo integrado no programa CIMfonia, que inclui a realização de concertos e eventos nos municípios da área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE). O CIMfonia tem como objetivo promover a itinerância cultural no território, dando continuidade à iniciativa “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”.

Devido à atual situação pandémica e no cumprimento das medidas impostas pelas autoridades de saúde, o concerto de Rui Massena tem lotação limitada e a elevada procura que o espetáculo suscitou aquando da sua divulgação levou a que os bilhetes esgotassem em poucas horas.

A Câmara Municipal da Covilhã agradece a participação de tod@s e apela a quem conseguiu reservar bilhete, caso não possam estar presentes, que cancelem a reserva, dando a oportunidade a outros interessados de assistir ao espetáculo.

O evento cumprirá todas as regras estabelecidas pela DGS. O uso de máscara é obrigatório.

Rui Massena – Piano Solo
Os maestros são figuras fascinantes, quase sempre excêntricas, tocadas pelo génio. É certamente esse o caso de Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional que ajudou a transformar Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura num estrondoso caso de sucesso. Assim aconteceu também com a Orquestra Clássica da Madeira onde foi maestro e diretor artístico durante 12 anos. Fora de portas, entre muitos concertos em numerosos países destaca-se o facto de ter sido maestro convidado principal da Orquestra Sinfónica de Roma entre 2007 e 2009 e a proeza de ter sido o primeiro Maestro Português a dirigir na mítica sala Carnegie Hall em Nova Iorque. Dois exemplos da sua capacidade de extravasar as nossas fronteiras. Por cá, embarcou de corpo e alma na aventura Expensive Soul Symphonic Experience, um espetáculo em que uma orquestra clássica encontrou espaço ao lado do moderno hip hop dos nortenhos Expensive Soul e que rendeu um DVD de sucesso (o mais vendido em Portugal em 2012).




Depois de se ter durante anos afirmado como maestro e diretor de orquestra, Massena tem vindo a construir uma sólida carreira como compositor e pianista.

A sua vasta experiência musical, que se traduz na edição de três álbuns e um EP– Solo (2015), Ensemble (2016), III (2018) e 20 PERCEPTION (2021), estes dois últimos editados pela Deutsche Grammophone – e concertos nas mais prestigiadas salas dentro e fora de portas, dá-lhe uma bagagem invejável e singular, que se traduz num fascinante universo de melodias.

A sua música está hoje presente nalgumas das mais importantes playlists mundiais da corrente Modern Classic e o seu nome é referido entre os expoentes de um género que agrega cada vez mais seguidores em todo o mundo.

Em 2021, para assinalar o Dia Mundial do Piano, Rui Massena foi um dos artistas escolhidos pela Deutsche Grammophon para integrar um concerto especial fazendo parte de uma verdadeira seleção estelar dos maiores pianistas que o presente tem para oferecer à história, figurando o seu nome ao lado de referências contemporâneas do instrumento como Lang Lang, Maria João Pires ou Joep Beving.

A Covilhã vai agora conhecer um espetáculo de grande qualidade, com extremo cuidado técnico, quer ao nível do som operado por João Paulo Nogueira, quer no plano da iluminação da responsabilidade da Tela Negra.

Em palco, Rui Massena aborda o seu reportório de forma intimista, através de uma seleção pessoal de temas dos seus quatro discos editados, abrindo também a porta à apresentação de novas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário