sábado, 9 de outubro de 2021

Cantanhede | Agrupamentos de Escolas Gândara-Mar, Lima-de-Faria e Marquês de Marialva

 

Alunos participam em atividade com o escritor e ilustrador 

Pedro Seromenho

O escritor e ilustrador Pedro Seromenho participou em mais três sessões para cerca de 200 alunos do 1º Ciclo Básico, do concelho de Cantanhede.

As iniciativas que se realizaram no passado dia 4 de outubro, decorreram em formato virtual e contaram com a participação de alunos das EB1 da Sanguinheira e Tocha, do Agrupamento de Escolas Gândara Mar. Já na sessão, realizada no dia 7 de outubro, participaram 2 turmas das EB1 de Cantanhede e do Corticeiro de Cima, dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, respetivamente.

Presente na sessão de abertura esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal que aproveitou a ocasião para saudar a realização da iniciativa, salientando a “importância da atividade para promover e reafirmar hábitos de leitura nos mais jovens e cimentar o importante papel do livro, como fator de desenvolvimento cultural humano, sobretudo do público infantil.” Pedro Cardoso felicitou o escritor Pedro Seromenho, os alunos e docentes envolvidos na iniciativa e a Biblioteca Municipal, “pelos conteúdos imaginativos e lúdicos, tão adequados à faixa etária à qual se dirige.

Durante as sessões, Pedro Seromenho partilhou aspetos relacionados com a sua vasta experiência enquanto escritor e ilustrador, em particular sobre a sua mais recente obra “Inês, a inventora de profissões” e interpretou textos literários desta publicação.

O livro “Inês, a inventora de profissões” foi apresentada pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), numa sessão pública online, que decorreu em novembro de 2020, e que contou com a presença do escritor Pedro Seromenho e da ilustradora, Zita Pinto. Esta obra foi selecionada para os alunos do 1.º ciclo no âmbito da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021.

Esta é a segunda vez que Pedro Seromenho participa em atividades com alunos dos agrupamentos de Cantanhede, já no mês de abril o escritor e ilustrador infantojuvenil Pedro Seromenho já tinha realizado três sessões, igualmente à distância, para alunos dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva.

Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975, na República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente. Licenciado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador

A Inês é a jovem mascote do projeto de educação promovido pela CIM Região de Coimbra – o Realiza.te – e que desafia, desde 2016, os pequenos empreendedores do 1.º ciclo da nossa região a criar histórias e jogos didáticos, dando a conhecer o nosso território na companhia de amigos que a visitam, ganhando assim nova roupagem e novos desafios, procurando-se adaptar ao perfil dos alunos do século XXI.

O livro nasceu da vontade e desejo de várias bibliotecas públicas, promotores de excelência da leitura no território que desenvolvem o potencial das crianças da Região de Coimbra, dando a oportunidade de explorarem as suas vocações, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante mudança.

Realiza.te é o programa de ação territorial que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens. O projeto, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, destina-se a todas Escolas da Rede Pública dos 19 municípios da Região de Coimbra, desde alunos, professores, pais, pessoal não docente, entre outros e tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário