sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Castelo de Pombal regressa à Idade Média com nova edição do Mercado Medieval

 O Mercado Medieval vai regressar este fim de semana ao Castelo de Pombal depois de uma pausa causada pela situação epidemiológica. O evento é uma referência nacional que visa promover a recriação de uma atmosfera da época medieval, transformando o Castelo e a sua envolvente, num burgo da Idade Média.

Durante três dias, 8, 9 e 10 de outubro, o espaço reúne artesãos, taberneiros, regatões, animações e recriações históricas, numa interpretação das vivências medievais, focadas no tema central dos Templários e a Construção do Castelo de Pombal.

No espaço envolvente ao monumento, o certame acolhe várias zonas dedicadas à venda de produtos artesanais, alimentos, utensílios e ferramentas da época medieval, com lotação limitada e controlo de entradas e saídas.

Perspetiva-se que a edição 2021seja positiva, apesar de ainda se viver num contexto de pandemia, embora menos gravoso. O evento está sujeito ao cumprimento de um Plano de Contingência, elaborado pelo Gabinete de Proteção Civil, aprovado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, e validado pela Autoridade de Saúde Pública.

Na área designada para o efeito estarão 40 expositores, que cumprirão as normas da DGS. A zona de espetáculos terá uma lotação máxima de 150 lugares, por cada espetáculo, havendo vários ao longo de cada dia do evento.

À semelhança de edições anteriores, a Câmara Municipal colocará à disposição de todos os visitantes, uma rede de transporte eventual gratuitoentre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o Casteloapelando à sua utilização, uma vez que o parque de estacionamento junto ao monumento estará interdito e haverá condicionamento do trânsito na Rua da Encosta do Castelo.

O Mercado Medieval é uma organização do Município de Pombal e da ADILPOM – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal.

O Programa pode ser consultado em https://www.cm-pombal.pt/2021/08/31/mercado-medieval2021/

Nenhum comentário:

Postar um comentário