quinta-feira, 14 de outubro de 2021

COVILHÃ ASSINALA DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, que se comemora a 24 de outubro, a Câmara Municipal da Covilhã promove uma sessão colaborativa no dia 29 de outubro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal, tendo como público alvo as entidades parceiras da Rede Social e trabalhadores do Município, dando assim inicio a um conjunto de iniciativas que visam a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade.

Importa recordar este Plano, cujo processo de criação se iniciou em julho de 2021 e se prolonga até ao final de 2022, conta com duas vertentes de intervenção: uma interna à própria autarquia e uma outra externa, destinada a todo o concelho.

O Plano Municipal para a Igualdade assenta numa visão estratégica para o futuro, que dá prioridade à qualidade de vida das pessoas do concelho, ao seu bem-estar e à realização integral de todas e todos. Concederá especial atenção a questões relativas às escolhas da vida pessoal através do combate aos estereótipos de género, à promoção da participação ativa na vida coletiva, à criação de soluções facilitadoras da conciliação entre a vida pessoal e profissional, sobretudo de pessoas com crianças ou idosos/as a cargo e à criação de um território livre de violência de género.

São objetivos estratégicos:

1) Elaboração de um diagnóstico concelhio em termos de igualdade entre mulheres e homens e de não-discriminação, com uma vertente interna, relativa à autarquia e uma vertente externa, face ao concelho. Este diagnóstico irá criar uma visão integrada do território, à luz das assimetrias entre homens e mulheres e fará uma análise organizacional da CMC.

A sua elaboração irá envolver agentes locais, através da consulta aos diferentes conselhos municipais - de ação social, de segurança, de educação e de juventude - também às associações empresariais, sindicatos, IPSS, etc.

2) Estabelecimento de um Plano para a Igualdade para o concelho da Covilhã, identificando as prioridades de intervenção ao nível interno à autarquia, enquanto entidade empregadora e ao nível externo, para todo o município e respetiva implementação.

O Plano incluirá a estratégia, medidas, ações, entidades responsáveis pela implementação, metas e indicadores de monotorização e de avaliação. Terá um horizonte de 4 anos.

Na dimensão interna incluirá ações de formação, nomeadamente para trabalhadores/as e dirigentes da autarquia; medidas de promoção da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional bem como ações em resposta às prioridades identificadas a partir no diagnóstico. A dimensão externa deste plano irá incidir na educação, saúde, ação social, violência e cultura, mas também em áreas menos usuais como desporto, emprego, urbanismo, mobilidade e ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário