sábado, 30 de outubro de 2021

Marinha Grande | CÂMARA MONITORIZA E PREVINE EFEITOS DO ESTADO DO TEMPO

 

O Município da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e restantes serviços da Câmara, continua a monitorizar e a atuar sobre os efeitos provocados pelo mau tempo, por todo o concelho, que se verifica desde o dia de ontem, 29 de outubro.

O trabalho de prevenção, observação e atuação nas ocorrências está a ser desenvolvido pela Proteção Civil municipal, em coordenação direta e constante com os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria e com as três Juntas de Freguesia.
Nas últimas 24 horas, o concelho da Marinha Grande registou 4 inundações, 4 quedas de árvore, 3 quedas de cabos, 3 quedas de estruturas e 3 ações de vigilância.
Para além da resolução das situações verificadas, o Município reforçou as medidas preventivas, como a vigilância e desobstrução das linhas de água, sarjetas, sumidouros ou bermas.

Continua a ser feita a monitorização da costa, em estreita colaboração com a Capitania do Porto da Nazaré.

As previsões do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera dão nota que a próxima madrugada será acompanhada de precipitação, localmente forte.

O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta a população para a adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias;
− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis;
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário