quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Livros: Sonda o Meu Coração no Meio da Noite

As mais comoventes mensagens de despedida dos resistentes alemães executados pelos nazis
São gritos de amor, fé, agradecimento, coragem, ousadia, pureza, democracia e esperança, os que se reúnem em Sonda o Meu Coração no Meio da Noite. Um dos livros mais emotivos do ano, dá-nos a conhecer cartas de despedida e anotações de mulheres e homens que resistiram ao inferno do Terceiro Reich (1933-1945). Os textos, originalmente editados em 1954, pelo teólogo Helmut Gollwitzer, a escritora Käthe Kuhn e o poeta Reinhold Schneider, chegam agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz com o patrocínio do Oeiras Valley, projecto de inovação e desenvolvimento da Câmara Municipal de Oeiras, e da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e com o apoio do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO). Prefaciado pelo escritor Afonso Reis Cabral, Sonda o Meu Coração no Meio da Noite estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 9 de Novembro.

Entre 1933 e 1945, inúmeros alemães presos e condenados à morte, por se oporem ao Terceiro Reich, deixaram, em cartas dirigidas a entes queridos ou em diários, apelos dramáticos contra a desumanidade e a barbárie do domínio nacional-socialista, mas também neles escreveram os seus agradecimentos, lamentos e reconciliações com a vida e com a fé. Essas anotações e correspondência foram, anos mais tarde, recuperadas e editadas num livro que homenageia a coragem dos que não compactuaram com a noite nazi.

Du hast mich heimgesucht bei Nacht, em português Sonda o Meu Coração no Meio da Noite, é o título dessa obra organizada e publicada em 1954, pelo teólogo Helmut Gollwitzer, a escritora Käthe Kuhn e o poeta Reinhold Schneider, que mostrou ao mundo o que deixaram escrito aqueles homens e mulheres enquanto travavam o derradeiro combate. Um combate ideológico e humanista, em que a serenidade e a fé foram as maiores armas. É, aliás, desse crer na eternidade que vem o título da obra, retirado do Salmo 17 (16),3 da Bíblia Sagrada: «Podeis sondar o meu coração, visitá-lo à noite, prová-lo pelo fogo: não encontrareis iniquidade em mim».

A obra chega agora a Portugal, numa edição saudada pelo escritor e editor português, Afonso Reis Cabral. É do vencedor do Prémio Literário José Saramago (2019), o texto que prefacia Sonda o Meu Coração no Meio da Noite. «Estas mais íntimas experiências não podem, pois, ser preces encurraladas. São gritos de amor, fé, agradecimento, coragem, ousadia, pureza, democracia e esperança. Sondado a meio da noite, o coração encontrou os salmos dos vitoriosos.»

O prefaciador sublinha ainda a impressionante «serenidade em tamanha adversidade» e o papel da fé naquele processo de desumanização, dando o exemplo de Christoph Probst, um dos mais jovens condenados pelo regime de Hitler, cuja única verdadeira amargura seria «afligir» os seus mais queridos. Diz o estudante de liceu membro da Resistência, numa das suas cartas: «Nunca te esqueças: esta vida não é senão um crescimento no amor e uma preparação para a eternidade».

Mensagens de força, amor e esperança, de pessoas tão distintas quanto o filho de agricultores que recusou alistar-se nas SS, a escritora que usou o seu dom como denúncia, o professor universitário que alertou os alunos, o sacerdote que fez do púlpito altar da consciência ou os vários políticos, latifundiários e militares que participaram na intentona de 20 de Julho de 1944.

Mensagens para conhecer em Sonda o Meu Coração no Meio da Noite, uma edição Guerra e Paz, com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras e da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e com o apoio do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO). Disponível a partir do próximo dia 9 de Novembro, na rede livreira nacional, o livro poderá ainda ser adquirido através do site da editora.

Sonda o Meu Coração no Meio da Noite
Editado por: Helmut Gollwitzer, Käthe Kuhn e Reinhold Schneider
Não-Ficção / História
360 páginas · 15x21,5 · 15,00 €
Nas livrarias a 9 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário