quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Europa é a única região onde covid-19 aumenta, diz OMS

 Pela quinta semana consecutiva, os casos de covid-19 não param de aumentar na Europa, a única região do mundo onde o número de infeções ainda sobe.

A tendência, revela a Organização Mundial da Saúde (OMS) no relatório semanal, está a ser impulsionada por alguns países, como a Rússia, a Turquia, a Roménia e o Reino Unido.

O fenómeno é confirmado pelo Subdiretor-geral britânico da Saúde, Jonathan Van-Tam, que afirmou que as taxas internas "são mais altas do que na maior parte da Europa, e não estão a baixar". O especialista considera ainda que "demasiadas pessoas acreditam que a pandemia já terminou e que "meses difíceis" ainda "estão para vir este inverno".

Pacientes aguardam em parques de estacionamento por cama no hospital

Na Roménia, os parques de estacionamento dos hospitais são agora salas de abastecimento de oxigénio, onde pacientes com dificuldades respiratórias por causa da pandemia aguardam por uma cama nos cuidados intensivos.

Junto ao próprio carro, uma mulher que acompanha a mãe infetada a receber oxigénio pela janela aberta conta estar ali desde a tarde do dia anterior. "Passámos a noite no nosso carro e já não temos gasolina. Em casa, tratei dela durante seis dias, mas ela foi teimosa. Agora arrepende-se de não ter sido vacinada".Rússia bate novo máximo de óbitos

Na Rússia, apenas um terço da população está vacinada contra a covid-19, traduzindo-se numa das taxas de vacinação mais baixas da Europa.

Esta quarta-feira, o país bateu um novo recorde, ao registar 1.189 mortes relacionadas com o coronavírus, em 24 horas.

Para fazer face aos novos contágios, o governo decidiu reabrir na capital um hospital temporário, com mais de 600 camas para receber pacientes infetados.

Euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário